Eleito em dezembro de 2014, o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, comanda nesta quinta-feira, 11, a primeira reunião como presidente da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). O encontro de municípios está marcado para às 9 horas, no salão nobre da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Entre as pautas estão os recursos pendentes na área da saúde, duplicação da RSC-287, educação infantil e nova contabilidade nas Prefeituras. A primeira reunião ordinária da Amvarp após o recesso de janeiro deve contar ainda com assuntos ligados ao Consórcio de Serviços do Vale (Cisvale), já que o prefeito de Santa Cruz do Sul e anfitrião, Telmo Kirst, também integrará o encontro.
O presidente do Sicredi, Heitor Petry, falará sobre a Estruturação do Território do Vale do Rio Pardo. Além disso, serão debatidos assuntos pertinentes a Assembleia de Verão da Federação de Municípios (Famurs), marcada para os dias 25, 26 e 27 de fevereiro. Com relação à Educação Infantil, os prefeitos discutirão a meta número 1 da Lei nº 13.005, de junho de 2014, que propõe universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos.
Já na área da saúde será avaliada a situação dos municípios com relação aos repasses estaduais e as últimas audiências mantidas com representantes do Governo do Estado. Para Airton Artus, o ano de 2015 será de transição e dificuldades para as Prefeituras. O presidente da Associação destaca que será um período de reavaliação de alguns programas para garantir a saúde financeira dos Municípios. É meta ainda de Artus a união de esforços com as federações como Famurs e CNM para garantir maior representatividade e voz junto aos Governos do Estado e Federal.
Publicidade
This website uses cookies.