ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Alternativa à seca: cisterna é simples e segura para armazenar água

ads3

A educadora ambiental e empresária Cássia Andrada de Paula, da Ecosar, destaca as vantagens da minicisterna para o meio urbano

ads4

Economizar água é um hábito muito importante, já que ajuda a prevenir as frequentes crises hídricas e ainda poupa os recursos naturais. Ao usar uma cisterna para coletar a água da chuva, é possível limpar o quintal, regar plantas ou dar descarga sem utilizar o precioso recurso que é a água potável.

Indiretamente, por meio da cisterna, a população alivia a pressão sobre os mananciais, já que ajuda a diminuir a demanda pelos recursos necessários para o tratamento da água. O engenheiro agrônomo Marcelo Cassol, da Emater/RS-Ascar, reiterou que a cisterna é um meio de armazenamento fundamental durante o ano todo.

ads6 Advertising

Publicidade

Na zona urbana, a água das cisternas pode ser destinada para muitas atividades domésticas. Já no meio rural, normalmente as reservas provêm de fontes ou nascentes e são utilizadas para as mais diversas finalidades, desde o consumo até a irrigação das lavouras.

Cassol reforçou que nas cidades o mais adequado é a utilização de caixas-d’água em favor do custo–benefício. “Os modelos prontos também são uma alternativa para quem dispõe de pouco espaço.” Mais utilizadas em prédios residenciais e industriais estão as cisternas em armação de concreto que ficam no subterrâneo – devem ser fechadas para evitar o aparecimento de vetores de doença e a entrada de sujeira. “No meio rural, o mais recomendado seria a instalação de cisternas em geomembrana PEAD, que permitem uma maior capacidade de armazenamento com um custo mais acessível, mas também pode ser utilizadas caixas-d’água.”

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta