Raphael é o primeiro aluno da região a participar da iniciativa do senador Paulo Paim | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Santa Cruz do Sul estará representada ao longo desta semana no Senado Federal. Ao ser selecionado e vencer um concurso nacional de redação, Raphael Jorge Guimarães, de 18 anos, participa desde essa segunda-feira, 18, de uma imersão no universo da política e das rotinas legislativas, em Brasília.
Estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Affonso Pedro Rabuske, de Linha Santa Cruz, Raphael é um dos 27 jovens de todo o País que participaram do processo seletivo e integram a 13ª edição do programa Jovem Senador, de iniciativa do senador gaúcho Paulo Paim.
LEIA TAMBÉM: Câmara aprova projeto que abre crédito suplementar de R$ 5 milhões para Educação em Santa Cruz
Publicidade
“O programa hoje é uma realidade vitoriosa, um sucesso total. E com certeza, essa semana marca um capítulo inesquecível em suas trajetórias e desperta jornadas a serem trilhadas que farão a diferença na geração presente e futura”, ressaltou o senador na abertura do evento.
Na ocasião, ao lado de Paim, Raphael destacou a alegria do momento. “É um sentimento que nem sei explicar. Estar no plenário, ao lado do senador… Estou sem palavras.” Paulo Paim acrescentou que a redação de Raphael o emocionou. Essa é a primeira vez que um estudante da região de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) foi selecionado para o programa.
LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul registra menor taxa de desemprego dos últimos 13 anos
Publicidade
Na segunda-feira, após a recepção, junto com a professora de Matemática, Karolina Nunes Uthman, o aluno de Santa Cruz participou da solenidade de posse e eleição da Mesa Diretiva Jovem. No Congresso Nacional, as atividades seguirão até sexta-feira, 22, quando realizarão votações de projetos apresentados durante a semana.
As proposições criadas a partir das discussões em comissões serão publicadas no Diário do Senado Federal e podem virar lei. Ao longo da semana, participam também de visitas guiadas, palestras, audiências públicas e debates.
Além da viagem, incluindo passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoções, o estudante recebeu como prêmio um notebook. Raphael e Karolina retornam no próximo sábado.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: MEC orienta escolas na escolha de livros didáticos para o ensino médio
O concurso de redação, voltado a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, teve como temática deste ano Emergência climática: pense no futuro, aja no presente. O tema foi sugerido pelos participantes do ano passado. Raphael contou com o apoio do professor Igor Azeredo Guterres, que o orientou na elaboração da redação.
O processo seletivo é dividido em três etapas. Em um primeiro momento, as escolas selecionam as redações dos alunos e encaminham à Secretaria da Educação. Depois, na fase estadual, são escolhidos os três melhores trabalhos. Na seleção nacional, uma equipe de avaliadores do Senado Federal define o vencedor de cada Estado.
Publicidade
Promovido desde 2008, o programa anual é voltado para alunos até 19 anos. Neste ano, participaram 170 mil estudantes de 4.202 escolas de todo o País.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.