Comunidade pôde conferir os trabalhos realizados pelos estudantes. Pela primeira vez, mostra ocorreu na Comunidade Evangélica
Na busca por um mundo melhor, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Pedro Rabuske apresentaram no sábado, 12, trabalhos voltados à sustentabilidade. Os estudantes elaboraram oito projetos.
No “Sementes do Futuro”, a turma do 3º ano demonstrou como a bergamota pode ser reaproveitada de forma sustentável. Entre as alternativas estavam receitas de bolos que têm a fruta da época como ingrediente.
Stephany Thauany Stulp, de 8 anos, ressaltou que o consumo da bergamota traz uma série de benefícios para a saúde. “E também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.”
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A orientadora do grupo, professora Marta Marcela da Silveira, explicou que o trabalho trouxe aos alunos e pais conhecimentos sobre como aproveitar as frutas que têm em suas casas. “Por meio de pesquisas, descobrimos, por exemplo, que a casca pode ser usada como adubo na horta. Também buscamos receitas para que nada fosse desperdiçado”, afirmou.
Já a turma do 5º ano desenvolveu o trabalho “Atitudes que podem mudar o mundo: Preserve e Recicle”. As alunas Laura Luiza Breunig, Camila Eduarda Stulp e Bruna Luiza Agnes e Rafaela Bianca Greine decidiram elaborar uma iniciativa para reduzir a quantidade de lixo na escola, pois ele não estava sendo corretamente destinado. Passaram 14 dias observando os pontos que mais precisavam de atenção e desenvolveram ações, criando brinquedos e outros materiais recicláveis com os dejetos em uma oficina de reaproveitamento.
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Juntas, tornaram-se guardiãs do lixo, no intuito de ajudar a natureza por meio de conscientização. Para Rafaela, de 10 anos, as pequenas atitudes podem sim mudar o planeta. “Temos que ajudar a natureza, porque sem ela nós não vivemos. Somos pequenos, mas as nossas ações podem ser gigantes”, defende.
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A orientadora do grupo, Isolde Maria Eisenhardt, destacou que a turma esteve engajada em se envolver na proteção do meio ambiente e do planeta. “Elas pesquisaram e fizeram todo um trabalho na escola em relação ao lixo. E começaram a recolher no pátio, separar e fazer a destinação correta. E vão continuar a espalhar essa sementinha para que seja feito um trabalho conjunto sobre isso”, afirmou.
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A Escola Professor Affonso Pedro Rabuske aproveitou o evento para demonstrar um projeto-piloto focado no desenvolvimento psicossocial e na aprendizagem dos alunos. Sob a orientação e facilitação de Patrícia Ramos Figueiró e Rusa Roana Radtke, a iniciativa tem o objetivo de reduzir o estresse e a ansiedade entre os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
O projeto conta com a meditação por atenção plena (mindfulness), com foco especial na respiração. Por meio de práticas diárias, os jovens são convidados a se conectar com o momento presente, utilizando a respiração como uma âncora para acalmar a mente e cultivar a clareza.
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Segundo as orientadoras, cada sessão é complementada por uma reflexão diária, que os estimula a pensar criticamente sobre suas experiências, emoções e o mundo ao seu redor.
Para a orientadora Patrícia, a meditação foi um divisor na escola e proporcionou benefício aos estudantes. “Essa combinação de meditação e reflexão não só proporciona uma sensação de bem-estar e leveza, mas também faz toda a diferença para o processo de aprendizagem dos jovens. Ao desenvolver a capacidade de atenção plena, os alunos tendem a apresentar melhor foco, concentração e produtividade. Essas habilidades são cruciais para o desenvolvimento da aprendizagem”, afirma Patrícia.
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Segundo a diretora da escola, Solange Maria Ripplinger Weiss, foi a primeira vez que a tradicional mostra de projetos ocorreu no pavilhão da comunidade. A iniciativa representa uma forma de integrar as famílias nas atividades. “Elas são a base de tudo. E a escola, como extensão da família, tem tudo para dar certo.”
Na avaliação da supervisora pedagógica Elisângela Silveira Barbosa, os projetos estimulam os alunos a se tornarem protagonistas do próprio conhecimento. “Por intermédio de um problema, tentam encontrar uma solução de forma sustentável.”
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