Cerca de 500 alunos da Escola Leonel Brizola, de Santa Cruz, tiveram uma experiência inédita em um planetário móvel
Imersão, ciência e fantasia. Essa combinação pôde ser vivenciada nessa quinta-feira, 27, pelos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Emef Leonel de Moura Brizola, do Bairro São João, em Santa Cruz do Sul, durante a passagem do Urânia Planetário Móvel. A experiência imersiva recebeu cerca de 500 alunos ao longo do dia, que puderam viajar pelo espaço sem sair do ginásio do educandário.
A estudante do 4º ano Mariana Horbach, 10 anos, viveu a experiência com olhos na história. “Eu achei muito interessante porque a gente conseguiu ver várias épocas diferentes do espaço”, contou, referindo-se à projeção 360 graus oferecida dentro da cúpula, em sessões de 45 minutos. O planetário móvel viaja por 20 estados brasileiros proporcionando ao público observar planetas, galáxias e estrelas por meio de projeções em uma cápsula inflável.
LEIA MAIS: Lula envia ao Congresso projetos de lei para criar duas novas universidades federais
Publicidade
O passeio simulado ocorre através de tecnologia de projeção fulldome, que cria um ambiente de realidade virtual 360 graus, onde o visitante tem a sensação de estar imerso no espaço. A astrônoma catarinense Olívia Souza, 26, que acompanha a experiência no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, disse que a experiência recebe cerca de 6 mil pessoas por mês. “Trata-se de uma imersão dentro do mundo da astronomia e das ciências naturais. Nós chegamos a fazer dez sessões de até 60 minutos por dia, capazes de acomodar até 60 pessoas por vez”, explicou.
De acordo com a diretora da escola, Rosângela Freitas Jochins, 49, a ideia de trazer a iniciativa ao colégio partiu dos professores. “Eles viram o anúncio da cápsula nas redes sociais e identificaram nela uma atividade diferente para os alunos.”
LEIA MAIS: 6ª CRE apresenta painel no Encontro Estadual de Educação Antirracista
Publicidade
Rosângela ressaltou as oportunidades de aprendizagem envolvidas na proposta. “Alunos desde o primeiro ano até o nono estiveram envolvidos na experiência, então os professores poderão trabalhar muitas atividades diferentes com base no que foi visto hoje.”
Segundo a professora Luciane Kothe, 58, a grande tela circular encantou os estudantes. “Ver a surpresa deles, acostumados apenas com o cinema, diante de um visual 360 graus, foi uma linda experiência”, destacou. O aluno Henrique Gottems Teixeira, 10, concordou com ela. “Foi muito legal ver os desenhos, conhecer como são os planetas. Eu adorei.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.