Educação

Alunos da Escola Leonel Brizola participam de experiência em planetário móvel

Imersão, ciência e fantasia. Essa combinação pôde ser vivenciada nessa quinta-feira, 27, pelos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Emef Leonel de Moura Brizola, do Bairro São João, em Santa Cruz do Sul, durante a passagem do Urânia Planetário Móvel. A experiência imersiva recebeu cerca de 500 alunos ao longo do dia, que puderam viajar pelo espaço sem sair do ginásio do educandário.

A estudante do 4º ano Mariana Horbach, 10 anos, viveu a experiência com olhos na história. “Eu achei muito interessante porque a gente conseguiu ver várias épocas diferentes do espaço”, contou, referindo-se à projeção 360 graus oferecida dentro da cúpula, em sessões de 45 minutos. O planetário móvel viaja por 20 estados brasileiros proporcionando ao público observar planetas, galáxias e estrelas por meio de projeções em uma cápsula inflável.

Estrutura trazida para Santa Cruz ajuda a difundir o conhecimento sobre o espaço | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA MAIS: Lula envia ao Congresso projetos de lei para criar duas novas universidades federais

Publicidade

O passeio simulado ocorre através de tecnologia de projeção fulldome, que cria um ambiente de realidade virtual 360 graus, onde o visitante tem a sensação de estar imerso no espaço. A astrônoma catarinense Olívia Souza, 26, que acompanha a experiência no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, disse que a experiência recebe cerca de 6 mil pessoas por mês. “Trata-se de uma imersão dentro do mundo da astronomia e das ciências naturais. Nós chegamos a fazer dez sessões de até 60 minutos por dia, capazes de acomodar até 60 pessoas por vez”, explicou.

De acordo com a diretora da escola, Rosângela Freitas Jochins, 49, a ideia de trazer a iniciativa ao colégio partiu dos professores. “Eles viram o anúncio da cápsula nas redes sociais e identificaram nela uma atividade diferente para os alunos.”

LEIA MAIS: 6ª CRE apresenta painel no Encontro Estadual de Educação Antirracista

Publicidade

Rosângela ressaltou as oportunidades de aprendizagem envolvidas na proposta. “Alunos desde o primeiro ano até o nono estiveram envolvidos na experiência, então os professores poderão trabalhar muitas atividades diferentes com base no que foi visto hoje.”

Segundo a professora Luciane Kothe, 58, a grande tela circular encantou os estudantes. “Ver a surpresa deles, acostumados apenas com o cinema, diante de um visual 360 graus, foi uma linda experiência”, destacou. O aluno Henrique Gottems Teixeira, 10, concordou com ela. “Foi muito legal ver os desenhos, conhecer como são os planetas. Eu adorei.”

Mariana e Henrique: experiência única

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.