ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Alunos de Direito da Unisc vão sugerir Projetos de Lei à Câmara de Venâncio Aires

ads3

Encontro aconteceu na última quarta-feira

ads4

Vereadores de Venâncio Aires e estudantes do Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) estiveram reunidos na noite da última quarta-feira, 25, para uma troca de experiências. Dentro da disciplina Organização do Estado e dos Poderes, os estudantes precisam elaborar projetos de lei que possam ser encaminhados como sugestão à Câmara de Vereadores. 

Para a professora Caroline Muller, a atividade consiste em aproximar os alunos da estrutura do Estado, poderes e prerrogativas, e deveres constitucionais. “Primeiro eles vão aprender a estruturação destes projetos, pesquisar sobre o assunto que vão abordar, dialogar com os vereadores. Num segundo momento, eles vão até o legislativo com as ideias prontas, pois são demandas buscadas dentro da comunidade”, explicou.

ads6 Advertising
Vereadores protocolam projeto de lei criado por alunos do curso de Direito da Unisc

Publicidade

No ano passado, a disciplina teve o mesmo processo, só que com os vereadores de Santa Cruz do Sul. “Desde o primeiro dia de aula eles já começam a trazer os temas de interesse deles. Já tem ideias envolvendo o tratamento de água, semanas de conscientização, vários temas, sendo que agora é a fase de aprimoramento”, detalhou a professora.

Já para o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, práticas como essa ajudam a fazer o aluno despertar para a política. “Em 2019 planejamos a nossa reinvenção, que tinha dois pilares fundamentais. Um deles é o protagonismo do aluno, dele ir atrás do conhecimento, da pesquisa, e o outro trazer problemas reais da sociedade para a sala de aula.”

ads7 Advertising
Cinco projetos de lei elaborados por estudantes de Direito serão discutidos na Câmara

Publicidade

Para ele, pensando no segundo pilar, não há nada melhor do que levar para a sala de aula vereadores para discutir políticas públicas municipais. “Fazer com que o aluno desperte para a política. O momento que estamos passando no Brasil é de uma crise ética, cultural e econômica em que as pessoas estão tendo uma aversão à política. E a política, democracia, são importantes e precisam despertar para isto, para que novos líderes surjam e porque não numa sala de aula como esta.”

O presidente da Câmara, Benildo Soares, também acredita que a juventude precisa estar envolvida na política. “O povo não tem se envolvido com o assunto, só em época de eleição. E a nossa juventude, hoje, irá comandar amanhã. Precisamos de uma política séria, verdadeira, honesta e limpa e assim eliminar a politicagem.”

ads8 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Afinal, o que um vereador pode e não pode fazer?

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta