Categories: Esportes

Alunos de projetos sociais disputam campeonato de patinação

Um grupo de 18 crianças dos Centros de Convivência, mantidos pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através do Gabinete da Vice-Prefeita e Secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, em parceria com a Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca), tiveram uma experiência diferente no último sábado, 24. Através da oficina de patinação, que é oferecida nos projetos dos bairros Schulz e Margarida, as crianças disputaram a Copa XLise de Patinação Artística realizada no ginásio poliesportivo.
 
Divididos nas categorias Dente de Leite, Pré-Mirim (feminino e masculino), Mirim e Infantil, todas as crianças disputaram na modalidade Estreante Livre Individual. “Foi a primeira competição oficial disputada por eles e mesmo com a ansiedade e o medo de encarar a pista pela primeira vez, a experiência foi maravilhosa”, explica a monitora de patinação Andressa Bergmann, responsável pela inscrição do grupo no campeonato. Dos 18 alunos participantes, 15 foram premiados e todos receberam medalhas de participação (tabela abaixo).
 
As oficinas de patinação são ministradas nos Centros de Convivência do município desde agosto de 2014. Conforme Andressa, a participação no campeonato foi um momento muito importante para todos, pois aproximou o grupo ainda mais desse esporte que para a maioria, antes das oficinas, era uma realidade distante. “O brilho nos olhos deles por estarem ali inseridos num esporte que sabemos que possui um alto custo é inesquecível, tenho certeza que estamos descobrindo grandes talentos”.
 
Para participar da competição o grupo também contou com um apoio muito especial. Incentivadores do trabalho realizado nos bairros, os pais dos competidores do clube de patinação XLise doaram e emprestaram malhas e meias para as crianças que competiram. “Eles ficaram emocionados por verem outras crianças patinando com a roupa que era dos filhos deles e para nós esse apoio é fundamental”, destaca a monitora.
 
A Vice-Prefeita e secretária da pasta, Helena Hermany, salienta a importância das atividades oferecidas nos Centros de Convivência no turno inverso ao da escola. “É um projeto que ocupa as crianças deixando os pais trabalharem tranquilos, pois eles sabem que os filhos estão bem cuidados e aprendendo coisas positivas. Para mim, é o melhor projeto do município”.
 
Situados nos Bairros Bom Jesus, Schulz, Pedreira, Santuário, Faxinal/Menino Deus, Santa Vitória, Beckencamp, Esmeralda, Aliança e Margarida, os Centros de Convivência atendem diariamente mais de 800 crianças e adolescentes que, em espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, desenvolvem atividades que ampliam o seu universo informacional, artístico e cultural. Além da patinação, são oferecidas oficinas de futebol, voleibol, judô, skate, canto, percussão, danças galponeiras, desenho, artesanato e informática. Além do acompanhamento integral de monitores e oficineiros, as crianças e adolescentes também tem acesso a refeições diárias com café da manhã, almoço e lanches.

 

PREMIADOS:
 
* Dente de Leite:
Juliana Metze – 3º lugar
Etiele Azeredo Marques – 4º lugar
Grazieli Yasmin Santos – 5º lugar
 
* Pré-Mirim (feminino):
Alissa Yasmin Stertz – 3º lugar
Alice de Oliveira Severo – 4º lugar
Ketherin Eduarda Oliveira de Cristo – 5º lugar
 
* Pré-Mirim (masculino):
Vinicius de Anhaia – 1º lugar
 
* Mirim:
Fernanda Ferreira Schroeder – 1º lugar
Mirela Cristina Coelho – 2º lugar
Marjori Tauana de Mello – 3º lugar
 
* Infantil:
Nicole Grade dos Santos – 1º lugar
Stefani Grade dos Santos – 2º lugar
Gisele Viviane Petrowicz – 3º lugar
Daiane Franciele dos Santos – 4º lugar
Keren de Campos Bachmann – 5º lugar

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.