Regional

Alunos do IFSul apresentam peça de teatro na Argentina

Um grupo de teatro, formado por 18 alunos do Ensino Médio Integrado do IFSul Campus Venâncio Aires, participa pela terceira vez consecutiva do Festival Mundial de Teatro Adolescente, Vamos que Venimos, em Buenos Aires, na Argentina. O elenco Deméter, que fará a apresentação da obra A Casa de Bonecas, foi uma das duas companhias brasileiras selecionadas para o 14º festival, que começou na terça-feira e segue até domingo. Eles viajaram na última sexta-feira e retornarão no dia 10.

Desde 2015, o projeto de teatro é coordenado pelo professor Marcio Alessandro Rodrigues, que também foi o responsável pela criação do grupo. Segundo ele, a ideia é que haja um intercâmbio entre os estudantes e os demais participantes. Além da participação no festival, os estudantes, junto de Marcio Rodrigues e da professora de História, Isadora Lunardi Diehl, vão realizar ações relativas a um projeto de ensino que tramita internamente no IFSul.

LEIA TAMBÉM: Unisc recebe inscrições para curso de práticas escolares e educação do campo; veja como participar

Publicidade

Coordenado por Isadora, o projeto tem como objetivo promover a educação histórica e artística dos integrantes do grupo através da visita a museus, teatros e centros culturais em Buenos Aires. A iniciativa visa ampliar o conhecimento dos alunos, sensibilizando-os por meio do contato com as manifestações culturais bonaerenses.

Segundo ela, os lugares escolhidos são espaços que integram história e artes. Um deles será a Casa Cultural Kischner. Os alunos também visitarão o Parque de La Memória, local ao ar livre onde está instalado o monumento em homenagem aos mortos e desaparecidos assassinados durante a ditadura militar na Argentina. “O monumento desperta a capacidade crítica através da arte contemporânea”, disse.

Internacional

É a quarta vez que os espetáculos de teatro do IFSul Campus Venâncio Aires são aceitos na seleção do festival, concorrendo com grupos do Brasil e do restante do mundo. As peças e pesquisas já renderam diferentes destaques em eventos de nível nacional, como a Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia (Febrace), e internacional, como na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).

Publicidade

O grupo também já participou de eventos científicos como o Congresso de Pesquisas InSEA, onde os pesquisadores de teatro apresentaram seus trabalhos científicos na ilha de Malta, localizada na Europa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.