Educação

Alunos lançam cooperativa escolar na Emef Vidal de Negreiros

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vidal de Negreiros, em Cerro Alegre, interior de Santa Cruz do Sul, conta com mais uma novidade. Trata-se da Cooperativa Sementes da Vida, criada com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEE) e do Sicredi Vale do Rio Pardo. A nova entidade é constituída por 20 sócios-fundadores, alunos das turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.

A assembleia geral de fundação ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 13, e reuniu direção, funcionários, pais, familiares, representantes dos parceiros, autoridades e convidados. Foram eleitos de forma unânime e tomaram posse os membros do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal, que estarão sob liderança da presidente Ana Clara Carpes da Silva, de 12 anos, e da vice-presidente Anna Julia Fischer Ernst, de 13 anos.

LEIA TAMBÉM: Enem 2024: gabaritos oficiais são divulgados; confira

Publicidade

Elas apresentaram o plano de gestão para 2024-2025. o documento aborda algumas propostas como reativação da horta escolar, ações de meio ambiente, apoio em festas escolares, auxílio na manutenção da estufa e participação em eventos científicos.

O professor orientador Gustavo Henrique Guimarães afirmou que, a partir de agora, está firmado um compromisso social. “Temos que ter como foco melhorar a vida das pessoas. Vocês são os primeiros de muitos que virão e cooperar é estar de mãos dadas, se unir por um bem maior.” Acrescentou que o propósito da cooperativa é visualizar problemas comuns à população e buscar soluções.

LEIA TAMBÉM: Dupla da Escola Normelio Egidio Boettcher é a vencedora do 10º Palco do Saber

Publicidade

O secretário municipal de Educação, Mário Colombo, parabenizou a direção do educandário e o Sicredi pela parceria e destacou a importância da iniciativa na formação dos jovens. “Viver em sociedade é cooperar e quanto mais cooperarmos, mais as diferenças socioeconômicas irão aos poucos se extinguir.”

Já o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, agradeceu à SEE e fez a entrega da placa de fundação para a nova cooperativa. “Apoiar a educação é um dos princípios do cooperativismo. Não é trazer a marca do Sicredi, mas ajudar a comunidade, este é nosso objetivo”, salientou.

LEIA TAMBÉM: Escolas de Santa Cruz buscam alunos não vacinados contra o HPV

Publicidade

Segundo Petry, das 300 cooperativas escolares brasileiras, 28 encontram-se no Vale do Rio Pardo. “Estamos aqui para cumprir uma missão. Hoje olhando para esses jovens não sabemos o que serão no futuro, mas se cuidarmos bem deles, teremos a chance de vê-los amanhã em um mundo melhor.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.