Categories: Centro-Serra

Amcserra realiza reunião em Estrela Velha

Foto: Divulgação




Reunião debateu a situação agrícola e econômica da região

Na sexta-feira, 11, estiveram reunidos em Estrela Velha, os prefeitos dos municípios que compõem a Amcserra, a diretoria do Corede Vale do Rio Pardo e representante do Território Centro Serra onde foi debatida extensa pauta.

A dirigente do Corede Mariza da Motta Cristoff, apresenta a proposta e faz convite para a região participar de uma missão que esta sendo organizada no Corede para uma viagem de estudos com participação em Feira Internacional Agritech 20l5 em Tel Aviv, Israel, participar de conferências, seminários, experiências que se realizem junto ao Instituto Israelense, onde a alta tecnologia aplicada na agricultura e aproveitamento da água, num país onde apenas 20% é terra o resto é areia e rocha, além de alta temperatura e com reduzida quantidade de água (apenas 20% da precipitação no Rio Grande do Sul). A região ira debater a proposta em outro momento para definir quem ira participar desta missão.

Publicidade

O engenheiro agrônomo Luiz Fernando, representante do Território Centro Serra, apresentou proposta debatida na ultima reunião do Território, onde foram eleitas propostas de investimento para 2014, a compra de lonão modular para utilização em eventos nos Munícipios que integram o território e equipamentos para processamento de sementes destinados aos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, a proposta foi aprovada e será encaminhada pelo Município de Ibarama.

Foi debatido sobre a situação de veículos recebidos como doação da Receita Federal, segundo levantamento realizado, são 62 veículos, em 11 Municípios da região, que após terem sido trazidos, foi constatado por uma serie de problemas legais, não podem ser efetivamente transferidos para que os municípios possam usa-los ou vende-los, desta forma estão se deterioram nos pátios dos almoxarifados das prefeituras, será agenda reunião no Denatran em Brasilia para tentar uma solução.

Foi iniciado também, a analise da situação econômica dos Munícipios, que atualmente recebem cada vez mais obrigações dos Governos Federal e Estadual, porem não recebem recursos financeiros nesta mesma ordem para custeio destas ações, o que vem comprometendo cada vez mais a situação financeira dos munícipios, somado a isso desonerações de impostos que o Governo Federal faz que impactam diretamente os repasses aos Munícipios, por exemplo IPI. Este assunto será pauta da próxima reunião que acontece em Cerro Branco no dia 8 de agosto.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.