Assistente social escolar Pâmela Endler e secretária Lisani Bernardini em entrevista ao programa Giro Regional
A volta às aulas na Rede Municipal de Ensino de Sobradinho ocorre no próximo dia 11 de fevereiro para a educação infantil (EMEIs), enquanto na educação básica (EMEBs) o início do ano letivo será no dia 18 de fevereiro. Falando ao programa Giro Regional da Rádio Gazeta FM 96.1 na manhã da última quarta-feira (4), a secretária municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Lisani Bernardini, e a assistente social escolar Pâmela Endler, destacaram os preparativos.
Com uma média de 1.600 alunos matriculados, a rede municipal já realizou a posse das diretoras e coordenadoras pedagógicas, deu andamento a processos seletivos para docentes e monitores, e começou, nesta semana, o período de formações, que terá sequência nos próximos dias. Os últimos ajustes estão sendo feitos na organização do transporte escolar e as equipes responsáveis por estrutura e limpeza já dão início aos trabalhos nos educandários. A busca da Secretaria é deixar tudo encaminhado antes do começo das aulas.
Lisani informou que há vagas suficientes na rede municipal, não havendo lista de espera. Para realização de matrículas, a orientação é de que os responsáveis pelos alunos se dirijam diretamente às instituições de ensino. Neste sentido, lembrou que algumas turmas podem já estar completas e ser necessário o ingresso em outro educandário.
Publicidade
Ainda conforme a secretária, as datas de início do ano letivo normalmente coincidem com as definidas pela rede estadual, que terá o retorno nas três escolas de Sobradinho (Padre Benjamim Copetti, Lindolfo Silva e Santo Carniel) também em 18 de fevereiro.
Na rede municipal, três escolas já possuem turno integral na grade curricular, porém, de forma gradativa: na EMEB São Valentim o turno integral ocorre todos os dias da semana, do Pré até o 5º Ano; na EMEB Geralcino Dornelles são três dias por semana, do Pré ao 4º Ano; e na EMEB Espírito Santo o turno integral é adotado em três dias da semana, do Pré-A ao 1º Ano. Lisani explicou que esta mudança será feita de forma gradativa, adicionando uma turma a mais no tempo integral a cada ano e que as estruturas das escolas também precisam ser adaptadas para o tempo integral. Segundo ela, emenda de R$ 400 mil destinada pelo deputado federal Giovani Cherini (PL), para reformas e ampliações nas escolas, auxiliará a administração neste objetivo.
Lisani salientou ainda o desejo pela realização de mais um ano produtivo na Educação, com a manutenção e o incremento de projetos e o bom andamento do trabalho desempenhado pelas equipes. A secretária também reforçou a importância da participação das famílias na vida escolar dos alunos.
Publicidade
Pâmela Endler relatou o trabalho realizado pela equipe multiprofissional, iniciativa da Secretaria em 2025, apresentando números das ações executadas, e reforçou que a atuação terá sequência em 2026, visando um acompanhamento ainda mais próximo. Atualmente, a equipe é formada por um psicólogo, uma psicopedagoga, uma assistente social e uma nutricionista.
Conforme Pâmela, no começo de 2025 haviam 61 alunos infrequentes na rede municipal e, ao fim do ano, após o trabalho realizado em conjunto, apenas um ainda registrava infrequência. Também mencionou que foram realizadas, nas atividades de assistente social e do psicólogo, 22 visitas domiciliares; 23 profissionais foram atendidos pela equipe; além de 140 acolhimentos feitos com os alunos e 80 com pais ou responsáveis; bem como participaram de 103 reuniões de grupos de trabalho. Também foram recebidos 220 encaminhamentos das escolas para atuação da equipe e realizadas 127 visitas nas escolas e 116 encaminhamentos para a rede de serviços.
Pâmela também destacou a importância do trabalho em rede e as parcerias com as escolas, famílias e outros órgãos, primando pelo acolhimento e aprendizado dos estudantes.
Publicidade
O principal desejo da Secretaria é dar continuidade e aprimoramento ao que foi iniciado no ano passado.
Cyberbullying e a importância do respeito seguirão sendo temas importantes em 2026, e o Projeto Sobradinho Limpo e Florido, iniciado em novembro, pouco antes das férias, retornará junto com as aulas.
Na visão de Lisani, os prêmios conquistados pelas escolas municipais são sinal de um bom trabalho sendo feito por todos. Ela citou a conquista da EMEB Espírito Santo no 13º Prêmio Nacional de Educação Fiscal e a boa colocação da EMEB Adolpho Sebastiany no Alfabetiza Tchê como exemplos a serem seguidos.
Publicidade
A secretária ainda ressaltou a importância de parcerias externas para a educação sobradinhense, como a da EMEB Borges de Medeiros, que, por meio do Grupo Tchê Borges conquistou destaque no edital Formar para Transformar, da Fundação Antonio Meneghetti, e também destacou a parceria do Município com o Sicredi, através do Programa A União Faz a Vida, que realiza diversos trabalhos com as escolas e em formações para os educadores.
Ao final da entrevista, Lisani informou ainda que as escolas participarão ativamente da preparação para o Centenário de Sobradinho, que será celebrado em 2027.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.