Categories: Regional

Apartamentos no Residencial Bela Vista serão distribuídos por sorteio

Apesar da relutância da Caixa Econômica Federal e de assistentes sociais que trabalharam tecnicamente no processo de seleção das famílias contempladas em programas habitacionais do município, o último condomínio habitacional construído pelo atual governo municipal, em fase final de obras, terá sua ocupação realizada por sorteio público entre as famílias habilitadas. Com 256 apartamentos aptos a ocupação, a Prefeitura deve indicar aproximadamente 1,2 mil famílias que atualmente estão na fila de espera e cumprem os critérios do programa Minha Casa, Minha Vida. 

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 29, após reunião do Conselho Municipal de Habitação. Depois de encaminhar análise de 300 famílias à Caixa Econômica Federal, a Prefeitura consultou sobre a possibilidade de realizar o sorteio e tornar o acesso ainda mais democrático e transparente. “Apesar de termos toda a consciência do trabalho técnico que foi realizado na seleção das famílias, que contou ainda com centenas de visitas domiciliares, a equipe não quer mais sofrer com a desconfiança sobre os contemplados. Como são muitas famílias que se enquadram nos critérios, resolvemos fazer esse sorteio que pode não ser a forma mais justa, mas é a mais democrática e transparente que encontramos”, destaca a assistente social e coordenadora do trabalho técnico-social do Residencial Bela Vista, Ana Cláudia do Amaral Teixeira. 

A partir da decisão do município, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social pretende encaminhar projeto de lei para análise e debate da Câmara de Vereadores. Paralelo a isso, um edital será lançado com a divulgação da lista de todos os inscritos no cadastro habitacional que cumprem os critérios nacionais e municipais do programa. Aproximadamente 1,2 mil famílias estão nesta situação. Deste grupo haverá o sorteio público dos 256 contemplados e mais um cadastro reserva. Todos seguirão após para a análise da Caixa Econômica Federal que pode ou não confirmar o benefício. A Prefeitura corre contra o tempo para encaminhar os habilitados e realizar o sorteio até o final de maio. 

Publicidade

O Residencial Bela Vista conta com investimentos superiores a R$ 15,3 milhões e está sendo construído pela ALM Engenharia. O complexo é direcionado a famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil. Cada um dos 256 apartamentos conta com 50,79 metros quadrados, além de completa infraestrutura condominial com salão de festas, quiosques com churrasqueiras, quadra de areia, playground e vagas de estacionamento para todos os apartamentos. 

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.