Está em andamento a discussão sobre a plataforma de comercialização que o Arranjo Produtivo Local do Vale do Rio Pardo (APL – VRP) produzirá. O software servirá para auxiliar os pequenos produtores da agricultura familiar da região.
Neste ano, a Unisc iniciou seus trabalhos como nova entidade gestora do APL. Nos últimos dois anos, a Afubra ocupava o posto, mas a empresa continua apoiando o APL também. Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quinta-feira, 19, o professor e pró-reitor de extensão em relações comunitárias da Unisc, Ângelo Hoff, disse que esse projeto, que será posto em prática logo, será um salto de qualidade.
O APL é um projeto financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul que visa fomentar a diversificação de alimentos oriundos, principalmente, da agricultura familiar da região. Segundo Hoff, há diversos riscos em investir em um produto novo, como a garantia do preço de comercialização. “Com base nessa característica de dificuldade, o nosso APL decidiu pôr em prática um projeto inovador que agrega tecnologia e organização para que este elo de comercialização possa ser reforçado”, explica o pró-reitor.
Publicidade
A plataforma, que terá 18 meses para ficar pronta, contará com várias interfaces, sendo possível acessá-la através de computador, tablets, celulares, etc. Ela contemplará, inicialmente, os 469 produtores rurais cadastrados pelo APL. “Os agricultores vão poder cadastrar seu produto para ofertá-lo, informando também a expectativa de produção para a semana, para o mês, etc. Esse trabalho realizará uma captação de compradores desses produtos” diz Hoff.
Esse projeto, de acordo com o professor, foi baseado em experiências que deram certo. “Temos como fonte inspiradora regiões aqui do Brasil que já adotaram a tecnologia e uma grande capacidade de organização com os serviços dos agricultores familiares. Aqui, existe em São Paulo e Pernambuco, mas há países de fora que adotam plataformas similares também. Aumentando sua organização, os países conseguiram aumentar sua produção e comercialização agrícola”, conta.
Publicidade
This website uses cookies.