Categories: Regional

Aplicação de multas cresce em Santa Cruz e é criticada

O aumento no volume de multas aplicadas por fiscais de trânsito em Santa Cruz do Sul nos últimos anos voltou a ser alvo de críticas. Dados fornecidos pela Prefeitura mostram que os registros de infrações saltaram de 561 em 2012 para 9,3 mil no ano passado.

O assunto foi levantado na sessão de segunda-feira da Câmara. O vereador de oposição Paulo Lersch (PT), que em março declarou que havia uma “indústria da multa” no município, voltou a afirmar que as penalidades vêm sendo excessivas e questionou a aplicação dos recursos arrecadados com as multas. “Onde estão os investimentos em mobilidade urbana? Me parece que há muita eficiência para multar mas não para solucionar os problemas”, disparou.

O secretário municipal de Transportes Alex Knak alega que um dos fatores que levou ao crescimento no número de multas é o reforço no efetivo de fiscais. Relatórios mostram que as aplicações começaram a aumentar principalmente a partir de setembro de 2013, quando 14 novos azuizinhos passaram a atuar nas ruas – até então, eram apenas seis. “São menos de duas multas diárias por cada fiscal. Isso é muito?”, rebateu. Outras explicações são a expansão da área fiscalizada (com a municipalização do trecho urbano da BR-471) e a implantação do radar móvel, da Balada Segura (que atualmente realiza quatro edições por mês) e do disque-denúncia, dentre outras. “Não vejo abuso. O que vejo é um serviço mais efetivo”, defendeu.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.