Educação

Aplicativo ajuda cidadãos a economizarem na compra de material escolar; saiba como

O aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha pode ser um aliado valioso na volta às aulas. A ferramenta gratuita, desenvolvida pela Receita Estadual e pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), permite que os usuários pesquisem o preço mais baixo de produtos, como, por exemplo, materiais escolares, que costumam apresentar uma variação significativa de valores no comércio.

Entre as funcionalidades oferecidas está a possibilidade de filtrar os resultados pela proximidade, buscando lojas num raio de 1 a 30 quilômetros, o que ajuda a reduzir o custo de deslocamento e a fortalecer o comércio local. Também é possível montar uma lista de materiais para realizar a busca, de forma que a ferramenta indica o valor do somatório dos produtos em cada uma das lojas – e não itens isolados, auxiliando os contribuintes a encontrarem o valor mais em conta.

LEIA MAIS: Diferença entre menores e maiores preços dos materiais escolares supera 500%

Publicidade

O Menor Preço também oferece a opção de busca por data, pesquisa que mostra quando o estabelecimento ofereceu o preço encontrado. Ao clicar no resultado, o usuário tem acesso ao endereço e ao telefone da loja, o que pode ajudar a confirmar o preço praticado e evitar deslocamentos desnecessários.

Sobre o Menor Preço Nota Gaúcha

O Menor Preço é uma solução tecnológica vinculada ao programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) que fortalece o relacionamento entre Estado e cidadão, promove a transparência dos dados públicos e melhora a experiência de consumo por meio de serviços digitais.

LEIA TAMBÉM: Fecars divulga programação completa da festa em Santa Cruz do Sul; confira

Publicidade

Os dados são atualizados em tempo real com base nas informações das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) emitidas pelas empresas participantes do programa. Para usar o aplicativo, é preciso a inscrição no NFG, o que pode ser feito por qualquer pessoa com CPF.

Passo a passo para utilizar o aplicativo Menor Preço

  1. Baixe o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, o que pode ser feito por qualquer cidadão que tenha CPF.
  2. Informe o produto que deseja pesquisar por meio da descrição, da marca ou do código de barras.
  3. Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado.
  4. Encontre os menores preços mais próximos. Como o mecanismo mostra o preço de acordo com a última nota de venda do produto emitida com CPF pelo estabelecimento, é importante verificar a data e o horário em que a nota foi processada.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.