ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Após apelo, estoque do banco de sangue volta a normalizar em Santa Cruz

O Hemovida fica junto ao Hospital Santa Cruz, com atendimento de segunda a sexta-feira e também no primeiro sábado de cada mês

O apelo feito pelo Hemovida de Santa Cruz do Sul na semana passada surtiu efeito. A comunidade compareceu em peso para realizar doações de sangue e o estoque já está normalizado. O receio agora é que haja um excesso de doações, que não poderão ser utilizadas a tempo. Portanto, quem pretende colaborar deve entrar em contato para conferir a necessidade de seu tipo sanguíneo.

O retorno do público foi muito bom, de acordo com o enfermeiro do Hemovida, Cezar Rodrigo Priebe. “Nesta semana vieram todos os dias mais de 40 pessoas. O estoque está acima da média, o que neste momento começa a não ser necessário e já temos que diminuir. O cenário desta semana mudou e a transfusão diminuiu, por terem sido canceladas várias cirurgias”, explica.

Publicidade

Por enquanto, a recomendação é que os interessados em doar sangue liguem para o banco (confira no boxe) e estejam atentos às postagens, já que assim que houver uma maior necessidade, o Hemovida fará o chamado. Priebe agradece a todos que compareceram e esclarece que o sangue doado possui validade – não pode ficar velho, para não haver desperdícios.

Publicidade

LEIA MAIS: Hemovida apela para que as pessoas doem sangue

Saiba mais

Podem doar

Não podem doar

Publicidade


LEIA TAMBÉM: Hemovida teve média de 389 doações até novembro

Publicidade

Um sábado por mês

O banco de sangue Hemovida fica na Rua Fernando Abott, 174, no Centro, junto ao Hospital Santa Cruz. O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas. Por conta de o horário ser restrito, o banco também abre no primeiro sábado de cada mês, com atendimento das 7h30 às 12 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3056 2103 ou pelo e-mail hemovidastacruz@terra.com.br.

Tire suas dúvidas sobre a doação

Por meio do Instagram do Portal Gaz, pedimos aos leitores que enviassem suas dúvidas sobre a doação de sangue. As perguntas foram respondidas pelo enfermeiro Cezar Rodrigo Priebe. “As pessoas sempre possuem muitas dúvidas, é muito comum. Estou há anos nisso e mesmo que se esclareça e fale, muitas dúvidas continuam.” O doador passa por uma triagem clínica hematológica, onde o enfermeiro aborda várias questões para tirar as dúvidas e garantir que a pessoa pode realizar a doação.

Publicidade

Publicidade

Covid-19

Quem foi infectado pelo coronavírus pode doar sangue 30 dias após a cura. O banco de sangue não realiza teste de Covid antes da doação. Qualquer sintoma será identificado apelas pela entrevista na fase de triagem.

O Hemovida não marca horários porque recebe doadores de vários locais. O agendamento poderia tirar a chance de quem doa espontaneamente. No entanto, em função da pandemia, os doadores devem ir sozinhos, sem acompanhantes, para evitar aglomerações. A coleta é feita com todos os cuidados de higiene e distanciamento, com uso de máscara. Além disso, a imunidade da pessoa não vai diminuir por causa da doação

Publicidade

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta