Categories: Geral

Apple lança o iPhone 6s e iPhone 6s Plus

ATUALIZADO ÀS 17h21

Os apaixonados pela tecnologia da Apple estão vibrando com as novidades apresentadas nesta quarta-feira, 9, pela marca em um evento em San Francisco (EUA). Entre elas estão os novos modelos de iPhone, o 6s e o 6s Plus. Os aparelhos possuem câmera traseira com resolução de 12 megapixels e são capazes de filmar em 4K (Ultra HD). Também são equipados com a tecnologia 3D Touch, que aciona funções diferentes nos aplicativos dependendo da intensidade do toque na tela.

Para o 3D Touch funcionar, a Apple precisou construir um aparelho com arquitetura interna diferente. A empresa incluiu um novo componente capaz de medir a distância entre a tela e o painel de luz. Quando pressionado levemente, o ícone do aplicativo da câmera, por exemplo, mostra um menu para que o usuário escolha se quer tirar uma selfie ou uma foto com a câmera traseira. No caso do Instagram, um tipo de toque mostra seu feed de atualizações, enquanto outro vai diretamente para a câmera.

Publicidade

Já com relação às melhorias nas câmeras, a alteração na traseira, que passa ser de 12 MP, permite fotografar imagens com 50% mais pixels que as registradas com modelos antigos. O foco automático também foi melhorado para que as imagens não fiquem borradas. A câmera dianteira dos novos iPhones passa a ter 5 MP – as anteriores tinham apenas 1,2 MP.

O sensor de digitais Touch ID também foi melhorado, chegando à segunda geração com reconhecimento do usuário duas vezes mais rápido. Os celulares da Apple serão vendidos em uma nova cor: o dourado (ou ouro rosê, como setores da imprensa especializada estão chamando). Os acabamentos em dourado, prata, cinza espacial e preto também estão mantidos.

O modelo 6s irá custar US$ 200 (16 GB), US$ 300 (64 GB) e US$ 400 (128 GB). Já o 6s Plus sai por US$ 300 (16 GB), US$ 400 (64 GB) e US$ 500 (128 GB). Os novos iPhones serão lançados em 25 de setembro nos Estados Unidos, Reino Unido, China, Alemanha, Austrália, Canadá, França, Hong Kong, Japão, Nova Zelândia, Porto Rico e Cingapura. A data de lançamento para o Brasil e os valores que serão cobrados por aqui não foram anunciados.

Publicidade


Novo modelo em ouro rosê

 

IPAD PRO

Publicidade

Para tentar reverter as quedas nas vendas nos últimos anos, a Apple reformulou o iPad, tornando-o uma ferramenta destinada à produtividade. Segundo a empresa é a “maior novidade no iPad desde o próprio iPad.” O iPad Pro tem tela de 12,9 polegadas, a maior já lançada pela empresa para tablets ou celulares.

O aparelho também conta com um novo processador, o A9X, que é duas vezes mais rápido que o antecessor, permitindo que o iPad reproduza gráficos com a mesma qualidade de um videogame de última geração. Também vem com quatro saídas de áudio. Segundo a empresa, a bateria, sempre um problema para qualquer dispositivo móvel, deve durar dez horas. A largura do tablet é de 6,9 mm. A câmera traseira é de 8 Mpixels e há leitor de impressão digital.

Publicidade

APPLE PENCIL

O iPad Pro também contará com uma canetinha stylus Apple Pencil. Contrariando, na verdade, um aviso dado por Steve Jobs. No lançamento da primeira versão do tablet, o fundador da empresa disse que jamais lançaria a caneta. “Se você vir uma stylus, é porque há algum problema”, disse.

Publicidade

SMART KEYBORD

A companhia também apresentou um teclado físico, o Smart Keybord, bem similar ao Surface, da Microsoft. Aliás, a companhia de Bill Gates teve participação de destaque no evento. A empresa anunciou que o pacote Office estará disponível para o iPad Pro. O tablet também vai permitir que softwares como o Microsoft Word e o Excel sejam usados ao mesmo tempo, lado a lado na tela.

Outra antiga inimiga da Apple – agora aliada -, a Adobe também tomou parte do evento. As duas companhias deixaram as rixas para trás – nunca foi possível rodar o plug – in Flash em aparelhos com iOS – e anunciaram uma nova versão do editor de imagens Photoshop para o tablet.

A versão com 32 Gbytes terá preço sugerido de US$ 800 (cerca de R$ 3.000). A de 128 Gbytes, com suporte para wi-fi e redes de celular deve custar US$ 1.079. As vendas começam em novembro.

IPAD MINI 4

Para quem não está tão preocupado com configurações potentes, a empresa lançou o iPad Mini 4, custando US$ 399 (cerca de R$ 1.100).

APPLE WATCH

Quanto ao Apple Watch, o relógio inteligente da empresa, a principal novidade foi tornar a ferramenta mais amigável para desenvolvedores poderem criar aplicativos. Entre eles, o Messenger, do Facebook, e uma integração com as câmeras GoPro, na qual será possível assistir o que está sendo filmado pela tela do relógio inteligente.

Outro app do relógio é AirStrip One, que serve para monitorar a saúde dos usuários. Com ele, será possível até mesmo medir os batimentos cardíacos de um feto. Segundo a empresa, a ferramenta vai “mudar a interação dos médicos com seus pacientes”. A Apple também anunciou uma parceria com a fabricante de relógios Hermes para lançar um novo modelo do smartwatch. Também haverá novas pulseiras para o smartwatch, tanto para o modelo tradicional quanto par ao esportivo. O novo sistema operacional do aparelho, o WatchOS2 estará disponível em 16 de setembro.

APPLE TV

A nova versão da televisão da Apple é voltada para o uso de aplicativos, desde aqueles de streaming de conteúdo, como o Neflix, até os games. Assim, ela terá uma maior integração com a App Store. O novo controle, com uma parte sensível ao toque -como a tela do iPhone- poderá ser colocado na horizontal e funcionar como um controle de videogame. Boa parte dos games já disponíveis para celulares e tablets da empresa poderão ser jogados, mas dessa vez em uma tela bem maior e com opção multiplayer. O iPhone e o iPod também podem ser usados como joysticks.

Há ainda opções de aplicativos para fazer compras e para alugar o imóvel para uma viagem. Quem também está presente na televisão inteligente é a Siri, a assistente pessoal virtual da empresa. Com ela, será possível fazer buscas apenas dando comandos de voz.

Um dos comandos é perguntar para a Siri “o que eles disseram?”, que a assistente volta o vídeo em 15 segundos para que o usuário possa conferir o que perdeu. A assistente também poderá mostrar a previsão do tempo ou resultados esportivos sem sair do filme ou série que estiver sendo assistido.

*Com informações da Folhapress

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.