ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Apreensão de produtos contrabandeados aumentou 34% em um ano

A quantidade de produtos contrabandeados apreendidos cresceu 34% nos últimos 12 meses na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com balanço das operações de combate ao contrabando, divulgado nesta terça-feira, 3, pela Associação Brasileira de Combate ao Contrabando (ABCF). No total, houve 1,2 mil operações da ABCF em conjunto com a polícia civil.

A ABCF é uma entidade sem fins lucrativos que atua contra o contrabando e denuncia a existência no mercado de produtos adulterados aos órgãos governamentais de fiscalização. O estado de São Paulo é o destino preferido dos contrabandistas, seguido por Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Pará e Rio de Janeiro.

ads6 Advertising

Publicidade

Para o diretor da ABCF, Rodolpho Ramazzini, as fronteiras desguarnecidas e os portos abertos facilitam a entrada de produtos ilegais, sendo necessário o aumento de postos e agentes de fiscalização nessas áreas. “Quando falamos de contrabando em larga escala estamos falando das fronteiras secas com o Paraguai, com a Bolívia e com a Colômbia. Chegamos à conclusão de que facções criminosas atuam e lavam o dinheiro obtido com tráfico de drogas e venda de armas com contrabando de cigarros e eletroeletrônicos que passam por essas fronteiras”.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta