Mandioca, macaxeira ou aipim. Seja qual for o termo, o alimento é um dos mais versáteis e presentes na mesa dos brasileiros. Cultivada nas cinco regiões do Brasil, a mandioca se adapta em várias receitas regionais. Em pratos doces e salgados, ela pode ser vista na forma de bolos, cremes, pudins, pães, bolinhos, sopa, tapioca e outros preparos.
De origem vegetal, a mandioca contém carboidratos, fibras, potássio e vitaminas A e C. Fonte de energia, o alimento auxilia no controle da diabetes, na saúde do intestino e da visão, além de fortalecer a imunidade, prevenir doenças e combater a artrite.
Ingredientes
Publicidade
Para o purê, cozinhe a mandioca em água fervente com sal por 30 minutos ou até amaciar. Escorra e passe, ainda quente, pelo espremedor. Misture com o creme de leite. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada, formando um purê e, então, reserve.
Enquanto isso, aqueça uma panela com o óleo e frite a carne por 3 minutos. Adicione a cebola e o alho e refogue por 3 minutos ou até dourar. Depois acrescente o tomate, sal, pimenta e cheiro-verde. Desligue o fogo. Despeje o refogado de carne no fundo de um refratário retangular grande, espalhe o requeijão, metade da muçarela e o purê.
Cubra com a muçarela restante e o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até gratinar. Sirva em seguida.
Publicidade
This website uses cookies.