ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Aprendizado colaborativo é o futuro da educação

ads3

ads4

A importância da aprendizagem colaborativa e do envolvimento de alunos em projetos pautou a fala do professor Naylor Marques Junior durante a primeira Jornada Pedagógica 2018. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, ocorreu no auditório central da Unisc durante a manhã e a tarde dessa quinta, e reuniu mais de 800 pessoas. 

Com o tema Educação para o hoje, o palestrante, que também é membro do corpo de autores do Sistema Nobel de Ensino, ressaltou que a escola perdeu a relação de amizade com o aluno. Para restabelecer esse vínculo e aproximá-lo da sala de aula, a saída é a aprendizagem colaborativa – onde o estudante investiga coisas novas e, assim, também produz conhecimento. “A escola precisa envolver os alunos na realização de projetos, para que não sejam meros agentes passivos.” 

ads6 Advertising

Publicidade

Outra lição deixada pelo professor foi a importância do trabalho em equipe. Para a diretora da Emei Bem Me Quer, Denise Beatriz Nagel de Carvalho, a palestra foi uma espécie de “sacudida” para transformar. “Esse encontro deu uma boa motivada. Sentimos que podemos mudar a educação, mas isso só vai acontecer se todos na escola trabalharem de forma unida.”

Nesse contexto, Naylor salientou que as escolas precisam ser incentivadoras. “A coisa começa pelo ego. Os professores e alunos precisam se sentir valorizados, mas para isso é preciso de apoio. Pense globalmente e atue localmente. Para mudar a realidade do País, é preciso dar o primeiro passo na própria escola”, concluiu.

ads7 Advertising

Publicidade

Infância

Outro importante momento da jornada foi a capacitação “Formação e o desenvolvimento na primeira infância”, ministrada pela psicóloga Márcia Wazlawik. A profissional, que também é coordenadora do programa municipal Primeira Infância Melhor, falou sobre a atenção que as cuidadoras de emeis devem ter ao trocar, dar banho e alimentar os bebês. Márcia também levou para o conhecimento da plateia a abordagem Pikler. Trata-se de um método europeu que dá à criança o vínculo e, ao mesmo tempo, a independência de que ela necessita para se desenvolver em plenitude.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta