Educação

Aprendizes do Instituto Crescer Legal têm trabalhos publicados em livro

O Instituto Crescer Legal estará representado no evento de lançamento e na sessão de autógrafos da edição de 2025 do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap). O evento será na próxima segunda-feira, 3, na programação da Feira do Livro de Porto Alegre, e terá a presença de nove aprendizes do Instituto. O destaque será para Eliézer Matias Lübke Nogueira, da turma de Arroio do Padre/RS, que ficou em primeiro lugar na categoria Verso do concurso Prosa, Verso e Imagem, com seu poema O menino de Arroio do Padre.

Os outros aprendizes do Instituto com trabalhos criativos publicados são: Anderson Raddatz Hessler e Kayki Renan Wink Godois, na categoria Verso; Miguel Fernando Roloff Tessmer, Leticia Moura Cardoso e Tatiele Andrize Heling, na categoria Imagem; e Luciana Nornberg Kruger, Natalia Moreira e Jauana Catarina Esper França, na categoria Prosa. O concurso, realizado anualmente, busca destacar talentos entre jovens aprendizes do Rio Grande do Sul e culmina com o lançamento do livro do ano.

LEIA TAMBÉM: Pinacoteca Unisc recebe Exposição Ecos do Inconsciente

Publicidade

A iniciativa promove a aprendizagem, aliando arte e educação como ferramentas de transformação. Para a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, desde a primeira edição do concurso e do livro, a entidade esteve engajada. “Aderimos à iniciativa do Fogap e adotamos como estratégia pedagógica, promovendo oficinas literárias e um concurso interno que já abrange todas as nossas turmas nos três estados do Sul do país. Os melhores classificados entre nossos aprendizes gaúchos são inscritos no concurso estadual. Nossos jovens desenvolvem a expressão criativa, representando muito bem o protagonismo da juventude rural e mostrando, com arte e sensibilidade, a importância da aprendizagem para um futuro com mais oportunidades”, finaliza.

Diversos trabalhos de aprendizes rurais do Instituto já constaram em edições anteriores do livro, sendo alguns deles classificados entre os melhores do Estado. Em 2016, no primeiro ano do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, a aprendiz Maira Carolina Petry, de Vera Cruz/RS, foi a vencedora na categoria Prosa, com seu texto “Um Feixe de Luz em Meio a Dias Nebulosos”. Em 2019, Talita Rodrigues Martini, de Boqueirão do Leão/RS, foi premiada em terceiro lugar na categoria Verso, com seu poema “Meia Infância”. E em 2024, Isaac Canaã da Silva Almeida, de Vera Cruz, ficou em primeiro lugar na categoria Verso, com seu poema “Raízes do saber: educação e esperança no campo”.

LEIA TAMBÉM: Museu de Venâncio Aires terá exposição sobre a 2ª Guerra Mundial

Publicidade

O lançamento do livro reunirá o talento de jovens de diversas regiões e entidades qualificadoras de aprendizagem do Rio Grande do Sul em um momento cultural, seguido de sessão de autógrafos. O livro é a materialização de um projeto dos integrantes do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional e, a cada ano, traz produções literárias e artísticas elaboradas por jovens aprendizes, tendo como tema de referência em 2025 “Aprendizagem Profissional como estratégia à evasão escolar”.

VERSO

  • Eliézer Matias Lübke Nogueira – Aprendiz na turma de Arroio do Padre/RS – O Menino de Arroio do Padre (classificado em 1º lugar nessa categoria)
  • Anderson Raddatz Hessler – Aprendiz na turma de Arroio do Padre/RS – Asas da aprendizagem
  • Kayki Renan Wink Godois – Aprendiz da turma de Vera Cruz/RS – Oportunidade profissional

PROSA

Publicidade

  • Luciana Nornberg Kruger, aprendiz de Arroio do Padre/RS – No silêncio acolhedor do campo, nasceu um sonho
  • Natalia Moreira, aprendiz de Passa Sete – Caminhos que ensinam
  • Jauana Catarina Esper França – aprendiz da turma de Gramado Xavier/RS – Aprendizagem profissional e evasão escolar: caminhos que se cruzam

IMAGEM

  • Miguel Fernando Roloff Tessmer, aprendiz da turma de Arroio do Padre/RS – Espiral da educação
  • Leticia Moura Cardoso, aprendiz da turma de Gramado Xavier/RS – Diploma
  • Tatiele Andrize Heling, aprendiz da turma de Arroio do Padre/RS – Ritmo da Aprendizagem

O menino de Arroio do Padre

Por Eliézer Matias Lübke Nogueira

Publicidade

Lá no rincão de céu aberto,
Onde o canto é de passarinho,
Desperta um menino esperto
De coração feito ninho.

No Arroio do Padre ele mora,
Terra de verde e ternura
Quando o sol acende a aurora,
Ele marcha com bravura.

Caderno debaixo do braço,
Sorriso que abre a estrada,
Para escola lança o passo,
Colhe o conhecimento dessa jornada.

Publicidade

À tarde, no curso aprende
Sobre empreendedorismo e gestão
Uniforme e crachá no peito,
E um sonho no coração.

Menino de olhos brilhantes,
Alma cheia de horizontes,
Sonha alto, vai adiante,
Voa livre sobre os montes!

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.