Política

Aprovado projeto de lei para instituir programa de monitoramento em áreas rurais

Um projeto para aumentar a segurança no interior do município foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul nessa segunda-feira, 5. Trata-se do “Programa de Monitoramento por Câmeras de Segurança em Áreas Rurais”, de autoria do vereador Edson Sortica (PL).

O projeto tem o objetivo de prevenir e reduzir a criminalidade, bem como aumentar a segurança dos moradores e frequentadores dessas localidades. O programa consiste na instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos das áreas rurais, definidos a partir de estudos técnicos realizados pelos órgãos competentes de segurança pública, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança e a comunidade local.

LEIA TAMBÉM: Presidente diz que mudança no horário visa aproximar o público da Câmara de Vereadores

Publicidade

Segundo o projeto, as câmeras instaladas deverão possuir tecnologia adequada para capturar imagens de alta resolução, permitindo a identificação clara de pessoas e veículos, e deverão estar integradas ao sistema de monitoramento ficando à disposição dos órgãos de segurança.

O vereador Sortica destaca que as imagens capturadas serão armazenadas e poderão ser utilizadas exclusivamente para fins de segurança pública, investigação criminal e instrução processual, respeitando-se a legislação vigente sobre privacidade e proteção de dados.

“A administração municipal poderá firmar parcerias com órgãos de segurança, visando à implementação, manutenção e ampliação do sistema de vídeomonitoramento nas áreas contempladas pelo programa”, observa Sortica. Fica o Poder Executivo autorizado a estabelecer critérios para a instalação das câmeras, locais prioritários, procedimentos de manutenção, acesso às imagens e demais disposições necessárias à execução do programa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores começa teste com início das sessões ordinárias às 18 horas

O vereador observa que o programa visa aumentar a segurança nas áreas rurais e isoladas do município, por meio da instalação de câmeras de vídeomonitoramento em pontos estratégicos. “A medida busca prevenir delitos e proporcionar maior tranquilidade aos moradores e frequentadores dessas localidades”, observa.

Sortica salienta que experiências em outros municípios demonstram que a implementação de sistemas de vídeomonitoramento contribuíram significativamente para a redução da criminalidade. “A integração das câmeras ao sistema de monitoramento dos órgãos de segurança, permitirá uma resposta mais rápida e eficiente às ocorrências, além de servir como ferramenta de apoio às investigações”, finaliza.

Publicidade

LEIA MAIS DE POLÍTICA

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.