Política

Aprovado projeto que declara as escolas de samba e desfiles de Carnaval como patrimônio cultural imaterial

Na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul dessa segunda-feira, 1º, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 38/2025, de autoria de Alberto João Heck (PT), que declara as escolas de samba e os desfiles de carnaval santa-cruzenses como patrimônio cultural imaterial do Município.

Conforme Heck, o PL visa “manter, ampliar, qualificar o nosso Carnaval como um momento de expressão da arte, da cultura, da sociabilidade popular, através de uma história longeva que conecta várias etnias e grupos sociais em Santa Cruz do Sul, valorizando as escolas de samba e os desfiles carnavalescos, declarando-os patrimônio cultural imaterial”.

LEIA TAMBÉM: Alberto Heck detalha ações na educação e defende reorganização da mobilidade

Publicidade

O vereador do PT ressaltou, ainda, que a medida certamente será um grande impulso, colaborando para que avultem mais investimentos públicos e comunitários – não só municipais, mas de diversas procedências –, articulando entidades, clubes, escolas de samba e outras representações e iniciativas locais do campo da arte, cultura e promoção social.

Conforme Heck, a declaração de patrimônio cultural imaterial, é uma reivindicação corroborada por lideranças do Carnaval e da área cultural local, que faz justiça com uma festividade popular de mais de um século em nosso município. Ela é uma ação de valorização dessa expressão cultural e artística santa-cruzense, com sua pluralidade étnico-racial e efetiva integração comunitária que é o Carnaval. “As escolas de samba e os desfiles carnavalescos fomentam a economia criativa, seu potencial de geração de renda, trabalho e benefícios sociais para toda a população santa-cruzense”, salientou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.