Festival Santa Cruz de Cinema

Araci Esteves será a homenageada do 8º Festival Santa Cruz de Cinema

A atriz gaúcha Araci Esteves será a homenageada do 8º Festival Santa Cruz de Cinema. O reconhecimento ao trabalho da atriz realizado em prol do cinema brasileiro e gaúcho será entregue dia 13 de junho, durante a cerimônia de premiação do Festival, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Com mais de 60 anos de sólida carreira no teatro, cinema e televisão, Araci Esteves é uma emblemática personalidade da história do audiovisual gaúcho. Nascida em Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, mudou-se para Porto Alegre ainda no começo dos anos de 1950, onde posteriormente viria a cursar artes dramáticas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi uma das fundadoras do Grupo de Teatro Independente, inspirado pelos paulistanos Teatro de Arena e Teatro Oficina. Durante a década de 1970, excursionou pela Europa com a Companhia de Comédias, onde atuou ao lado de nomes como Dercy Gonçalves no espetáculo “A Dama das Camélias”.

LEIA TAMBÉM: Allan Souza Lima receberá o Prêmio Tuio Becker no Festival Santa Cruz de Cinema

Publicidade

Seu primeiro trabalho no cinema foi no filme “Um é pouco, dois é bom”, do diretor Odilon Lopez. Este seria apenas o primeiro das mais de duas dezenas de trabalhos da atriz nas telas. A andarilha Anahy, do longa “Anahy de las Misiones”, de Sérgio Silva, seu mais simbólico papel, completa 28 anos em 2025. O  filme é considerado um marco para o cinema gaúcho e brasileiro.

Entre os últimos trabalhos de Araci para as telonas, estão “O Avental Rosa” (2018), dirigido por Jayme Monjardim, e “Casa Vazia” (2023), de Giovani Borba, que foi gravado em Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai. Em 2022 a atriz foi homenageada no 50º Festival de Cinema de Gramado com o troféu Cidade de Gramado.

LEIA TAMBÉM: Produções audiovisuais trouxeram R$ 10 milhões à região

Publicidade

O 8º Festival Santa Cruz de Cinema ainda vai entregar o Troféu Tuio Becker, ao ator Allan Souza Lima, que entre os trabalhos mais recentes se destaca como protagonista da série “Cangaço Novo”, do Prime Vídeo. A honraria foi criada para celebrar a significativa contribuição ao cinema do crítico santa-cruzense, reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho. O evento do Sesc Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes. O evento tem patrocínio da Japan Tobacco International (JTI).

Serviço

LEIA MAIS SOBRE O FESTIVAL SANTA CRUZ DE CINEMA

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.