ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Arborização irregular na mira da fiscalização ambiental em Venâncio Aires

A fiscalização ambiental da Prefeitura vai aumentar o rigor quanto à localização inadequada de árvores no passeio público. Um levantamento de plantas que estão situadas muito próximas das esquinas, atrapalhando a visibilidade de motoristas e até de placas de sinalização, já está sendo feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Departamento Municipal de Trânsito. Nos casos em que for verificada a necessidade de retirada da árvore, os proprietários dos imóveis localizados em frente aos locais de plantio serão notificados e terão 15 dias para proceder a remoção.

A assessora da Secretaria, Gabriela Graef, ressalta que a distância mínima de árvores para as esquinas é regulamentada conforme o Plano de Arborização Pública do município. O documento define que o plantio das espécies permitidas pode ser feito a uma distância de no mínimo cinco metros a partir do início da área construída, visando evitar a obstrução da visão dos motoristas. Gabriela ressalta que este aumento da fiscalização visa o equilíbrio ambiental, a partir da retirada controlada de espécies que estão causando riscos de acidentes. 

ads6 Advertising

Publicidade

Segundo a fiscal ambiental Carin Gomes, esta ação é a primeira de projeto de arborização pública que a Secretaria pretende iniciar nas próximas semanas. A iniciativa, que está sendo chamada de “Cidade + Verde”, visa aumentar significativamente a quantidade de árvores no passeio público, dentro do que está estabelecido em lei, com espécies adequadas e respeitando as distâncias mínimas para esquinas e entradas de garagem, entre outros. Carin ressalta que o projeto visa despertar a consciência sobre a importância da arborização pública no meio urbano.

 

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta