ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Arthur Lira é eleito para presidir a Câmara dos Deputados

ads3

ads4

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito nessa segunda-feira, 1º, presidente da Câmara dos Deputados e ficará no comando da Casa Legislativa pelos próximos dois anos, até 2023. Lira recebeu 302 votos, mais que o dobro do segundo colocado, Baleia Rossi (145 votos) e mais da metade dos 505 votantes. Com isso, a vitória foi definida já no primeiro turno.

Líder dos partidos do Centrão, que fazem parte da base do governo na Câmara, o deputado tinha o apoio do Palácio do Planalto. O resultado representa uma vitória política do presidente da República, Jair Bolsonaro, que trabalhava para ter um aliado no comando na Casa. Além de definir as pautas de votação do plenário, o presidente da Câmara tem a prerrogativa de decidir, sozinho, se abre ou não um processo de impeachment para afastar o presidente da República.

ads6 Advertising
Câmara e Senado escolhem novos presidentes nesta segunda-feira

Publicidade

No primeiro discurso como presidente, Arthur Lira defendeu a vacinação da população contra a Covid-19 e o equilíbrio nas contas públicas. “Temos que examinar como fortalecer nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar, vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio das nossas contas públicas”, disse Arthur Lira.

Lira afirmou ainda que irá procurar o também recém-eleito presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para articular a votação de uma pauta emergencial. “Irei propor ao novo presidente do Senado, neste caso já eleito também, o senador Rodrigo Pacheco, de Minas Gerais, a quem parabenizo, uma ideia geral, que chamo de pauta emergencial, vejam bem, pauta emergencial, para encaminharmos os temas urgentes”, afirmou.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rodrigo Pacheco, do DEM, é eleito presidente do Senado

Ajuda extra do governo e giro pelos Estados

Lira foi eleito com o apoio de 11 partidos: PP, PL, PSD, Republicanos, Avante, PROS, Patriota, PSC, PTB, PSL e Podemos. O deputado do PP ainda contou com ajuda extra do governo, que entrou de cabeça nas negociações para elegê-lo.

ads8 Advertising

Publicidade

Depois, diante da repercussão negativa, o presidente voltou atrás e negou a intenção de reabrir pastas. Questionado sobre o impacto da atuação do Planalto na eleição, Lira negou interferência e disse que ninguém “influi” na Presidência da Câmara.

Desde o ano passado, ele vinha articulando nos bastidores a sua candidatura. Em janeiro, o parlamentar intensificou a campanha e fez um giro por vários Estados, onde se reuniu com parlamentares e governadores que poderiam ajudar no convencimento de deputados a seu favor.

LEIA TAMBÉM: Em meio à disputa na Câmara, Maia ameaça com impeachment de Bolsonaro

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta