ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

As dores da transformação global

Não há reforma sem obra, nem mudanças sem perdas ou sem dor. O mundo vive, desde 2019, os efeitos da pandemia e viverá, em 2023, os efeitos da guerra da Ucrânia, que mudará radicalmente a toada da vida no planeta. Podemos ter uma catástrofe alimentar, segundo a ONU. Energia, alimentos e finanças, a tempestade perfeita.

Já sentimos a falta de insumos e produtos no dia a dia em todas as cidades do mundo. E pode piorar.
A pandemia nos fez repensar e reconsiderar nossa forma de viver. Há os que dizem que tudo ficou pior ou já voltou a ser como era antes. Eu vejo que muita coisa melhorou de fato. Retroceder é impossível. Tudo se renova o tempo todo e a única direção que temos para avançar é para frente.

ads6 Advertising

Publicidade

Nossos estudos mostram que poucas pessoas querem olhar para frente, porque têm medo de entrar em contato com a possibilidade certa da morte, do fracasso, da doença, do desconhecido. Poucos conseguem olhar para o longo prazo para entender que as dores do presente são resultado de nossas ações do passado e que, se queremos mudar alguma coisa, a hora é agora.

A cultura leva décadas para se adaptar e estamos fazendo isso em poucos anos na quarta revolução industrial. A educação vem se transformando, mas ainda está distante do que é preciso para criar cidadãos mais aptos para o mundo e para dar acesso a todas as pessoas de forma igualitária. As cidades não têm infraestrutura para o crescimento.

ads7 Advertising

Publicidade

Para qualquer negócio que deseja estar operando em 2025 ou 2030, que não é tecnicamente o futuro, é hora de parar para desenhar a visão de dez anos, rever o modelo de negócio, criar oportunidades, mitigar riscos e sair na frente no mercado. Existem metodologias para cuidar do que existe, criar o que ainda não existe e inovar para construir a mudança que desejamos.

O fator mais crítico para conseguir fazer isso é tempo. O segundo, coragem de encarar a realidade, que pode não ser tão colorida assim. O futuro exige mudanças agora, em todos os aspectos. Não espere que a mudança seja imposta, antecipe-se.

ads8 Advertising
LEIA OUTRAS COLUNAS DE JAQUELINE WEIGEL

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta