Política

Assembleia gaúcha aprova indenização para quem ficar sem luz por mais de 24 horas

O projeto de lei que institui indenização automática para consumidores afetados por falta de energia elétrica por um período superior a 24 horas foi aprovado pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), na terça-feira, 24.

A proposta, de autoria da deputada Adriana Lara (PL), recebeu 47 votos favoráveis. Segundo a justificativa da parlamentar, o objetivo é garantir uma compensação justa aos consumidores pelos períodos de interrupção, incentivando as distribuidoras de energia elétrica a investirem na melhoria da qualidade do serviço prestado e a priorizarem a manutenção preventiva de suas redes. O texto agora segue para sanção do governador Eduardo Leite.

LEIA TAMBÉM: Senador Hamilton Mourão cumpre agenda em Santa Cruz nesta quinta-feira

Publicidade

O valor da indenização poderá aumentar conforme o tempo de interrupção do fornecimento. O ressarcimento se aplica em casos de falha técnica, manutenção programada ou emergencial, danos climáticos e outras situações. Se sancionada, a nova lei valerá para todas as concessionárias de energia que operam no Estado.

Na tribuna, Adriana destacou que a medida visa garantir um serviço de qualidade por parte das empresas fornecedoras de energia no Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.