ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Assembleia Legislativa propõe ações para minimizar impactos da pandemia

ads3

Foto: Pixabay

ads4

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), apresentou, na tarde dessa quarta-feira, 22, duas propostas para minimizar os impactos da pandemia na condição social dos gaúchos. As ações voltadas para a primeira infância e para o ensino superior consideram os resultados de pesquisa encomendada pela Casa e realizada pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), que revelou o agravamento da desigualdade social no Rio Grande do Sul. Participaram do evento presencial a cientista social e política, diretora do IPO, Elis Radmann, o secretário estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, e o presidente do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários e conselheiro do Conselho de Desburocratização e Empreendedorismo (CEDE), Daniel Santoro.

As iniciativas buscam viabilizar mais recursos e melhorias para estes setores, explicou o presidente Gabriel, por meio da destinação de 0,5% da receita do Estado para o ensino superior, em cumprimento à Constituição Estadual. Também propôs a criação de um projeto de lei que aumente gradual e progressivamente a partilha da arrecadação do ICMS com os municípios, conforme ranking dos melhores indicadores na primeira infância.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Felicidade do brasileiro cai em meio a pandemia, diz estudo

Para a primeira infância a medida consiste em uma legislação que vincule o ICMS aos índices da faixa etária, incentivando assim a melhoria na performance dos municípios e incluindo um novo critério no Primeira Infância Melhor (PIM). Trata-se do Critério Especial da Primeira Infância (Cepi). “A previsão é que ele seja implementado ao longo de dez anos, até alcançar 25% do índice de participação dos municípios”, disse o presidente da AL. Também será baseado no atendimento das creches e pré-escolas e na cobertura de programas de visitação domiciliares, bem como o pré-natal, entre outras ações. Neste contexto, o Executivo pode definir as diretrizes do cálculo e deverá treinar os municípios quanto à nova metodologia. Mais de 200 cidades gaúchas participam do PIM atualmente.

Sobre o estudo

ads7 Advertising

Publicidade

Principais conclusões do estudo:

LEIA TAMBÉM: Pesquisa revela impacto da pandemia na saúde mental dos jovens

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta