Vídeos

AstroGaz: depois da tempestade vem a calmaria…


Por Thais Rosa

Minha mãe costumava dizer essa frase para mim e meu irmão quando éramos pequenos e lutávamos contra as ondas do mar, que vinham em sequência e pareciam que jamais dariam uma trégua, mas sempre davam.

Publicidade

E, apesar do clichê, essa frase carrega uma verdade profunda: a vida é feita de altos e baixos, e mesmo quando achamos que não vai dar certo, ela sempre encontra uma forma de nos surpreender.

Começamos a semana com Vênus em Gêmeos formando um aspecto favorável com Quíron em Áries. Isso traz a possibilidade de encontrar soluções para situações que nos causam desconforto em relação à nossa autonomia.

Quíron é um corpo celeste de difícil definição. Apesar de ser comumente chamado de asteroide, ele também apresenta características de cometa — por isso, sua natureza híbrida.

Publicidade

Na mitologia, Quíron é um centauro, fruto da união entre Cronos (Saturno) e a ninfa Filira. Para seduzi-la, Cronos se transforma em cavalo — e dessa relação nasce um ser metade humano, metade animal. Horrorizada, Filira pede aos deuses que a transformem em uma árvore. Já Cronos, como era de se esperar, desaparece.

Apolo, filho de Zeus, compadecido com a cena, adota o pequeno Quíron e o educa com sabedoria. Tornando-se um grande curador, conselheiro de heróis e mestres, inclusive de Hércules.

Quíron é ferido por uma flecha envenenada — mas, como era imortal, não morre. A ferida, no entanto, nunca cicatriza. E é essa dor constante que o leva a buscar conhecimento sobre a cura.

Publicidade

Durante sua jornada, Quíron se torna um especialista em medicina, mas nunca consegue curar a si mesmo. Ele só encontra alívio ao oferecer sua imortalidade em troca da liberdade de Prometeu, condenado pelos deuses a um sofrimento eterno.

Todos temos Quíron no nosso mapa — e todos carregamos uma ferida que não se fecha totalmente, mas que pode nos revelar um dos nossos maiores dons.

Com Quíron transitando por Áries, essa ferida se manifesta nas nossas dores ligadas à autonomia, à iniciativa, à coragem de fazer acontecer. Quantas coisas deixamos de fazer por medo?Na segunda-feira, 28, podemos nos sentir mais dispostos a enfrentar essas limitações e buscar caminhos mais autênticos.

Publicidade

Além disso, a Lua em conjunção com Marte em Virgem, contribui para que possamos cortar excessos, organizar prioridades e separar o que é essencial do que já não faz mais sentido.

Na terça-feira, 29, a Lua entra em Libra e reforça o desejo de equilíbrio, de relações mais harmoniosas e de resolução justa dos conflitos. É um ótimo momento para buscar acordos, alinhar parcerias e encontrar um meio-termo saudável.

Na quarta-feira, 30, Quíron inicia seu movimento retrógrado — e isso pode nos convidar a rever tudo o que impacta nossa capacidade de agir com autonomia.

Publicidade

Quantas vezes achamos que estamos sendo livres, quando na verdade só trocamos de prisão? Quantas pessoas decidiram empreender em busca de liberdade e se viram à beira de um burnout? Talvez o “trabalhe enquanto eles dormem” não sirva para você — e isso não é sinal de fraqueza, mas de sabedoria.

É hora de colocar limites, estabelecer metas possíveis e respeitar seu tempo. Na quinta-feira, 31, temos o Sol em Cazimi com Mercúrio retrógrado em Leão — ou seja, eles estão exatamente no mesmo grau, potencializando nossa clareza e capacidade de comunicação.

É um dia favorável para conversas significativas, ideias criativas e expressão da nossa autenticidade. Vênus também ingressa no signo de Câncer, trazendo acolhimento e sensibilidade para nossas relações. Vênus rege o amor, o prazer, a beleza e a autoestima. Em Câncer, ela nos convida a nutrir com cuidado e afeto as nossas relações e a nós mesmos.

É tempo de cuidar de si mesma com mais atenção. E você, o que tem feito por você? No mapa natal, a ferramenta de nutrição emocional é a Lua. Você sabe em que signo está a sua?

A minha Lua está em Libra, e estar em boa companhia e viver momentos de prazer e descanso é essencial para me sentir emocionalmente fortalecida. Essa é uma semana propícia para refletirmos sobre o cuidado, o afeto e os pequenos gestos de nutrição emocional.

Que a temporada de Vênus em Câncer nos traga sensibilidade, afeto e escolhas mais amorosas — e que os astros conspirem a nosso favor. Uma excelente semana, e nos encontramos novamente na sexta-feira, 1º.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.