Categories: Geral

Ateliê de calçados AWS encerra atividades em Arroio do Tigre

O ateliê AWS encerrou suas atividades em Arroio do Tigre. Com isso, 80 funcionários ficaram desempregados. A empresa trabalhava de forma terceirizada na confecção de calçados para a fabricante Piccadilly e também para a Beira Rio e fechou as portas no dia 12 de novembro. Na tarde desta terça-feira ex-funcionários foram até o local onde funcionava a empresa, no bairro industrial, para reivindicar salários e direitos trabalhistas (rescisões). Eles alegam não ter recebido o salário de outubro e os 12 dias de novembro bem como não foi acertada as recisões.

O presidente da Federação Democrática dos Trabalhadores na Indústria do Calçado do Rio Grande do Sul João Batista Xavier da Silva esteve no local. À Gazeta disse que o encerramento foi o rompimento na produção por parte da Piccadilly. Através de João a Piccadilly fez uma proposta. Dos 100% a empresa se propõe a pagar 80% entendendo que o restante se cobra das outras empresas (AWS e Beira Rio). Para isso, funcionários terão que ingressar com outra ação, mas maioria concordou com a proposta da Piccadilly.

O pagamento que está embutido na rescisão, segundo João, é o mês de outubro e os 12 dias de novembro de 2014, mais as férias, 13º salário, multa dos 40% e o fundo de garantia. “Todos os direitos estão somados, individuais para cada um conforme o tempo de serviço. Sendo que 50% deste valor será pago ainda em dezembro (depósito em conta bancária até o dia 19 de dezembro) e o restante deverá ser cobrado na Justiça do Trabalho de Santa Cruz, com previsão de pagamento para fevereiro de 2015″.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.