ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Atenção aos sinais: data evidencia a necessidade de combater o abuso infantil

ads3

RS adere a campanha de proteção contra a violência sexual e o trabalho infantil

O movimento fortalece medidas para o enfrentamento à violência sexual, com ênfase na exploração sexual de crianças e adolescentes, e o combate ao trabalho infantil

ads4

Assunto para o ano todo, mas debatido com maior intensidade em maio, o abuso sexual de crianças e adolescentes tem urgência em ser combatido. Por isso, neste 18 de maio é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Além da preocupação que o tema sempre demanda, a situação é ainda mais alarmante no período pós-pandêmico. O afastamento dos menores do ambiente escolar, que é visto muitas vezes como refúgio, fez com que a atenção para a incidência desses casos aumentasse.

Em Santa Cruz do Sul, segundo dados da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), 52 estupros de vulnerável foram registrados no ano passado. Em 2022, até agora, são nove. Além disso, houve 135 atendimentos psicológicos na Polícia Civil em 2021 e 20 neste ano até o momento. Já no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), 30 casos foram acompanhados em 2020, 35 em 2021 e 40 até 11 de abril deste ano. A elevação é de 33% em dois anos – e 2022 nem acabou.

ads6 Advertising