Com o objetivo de proporcionar ao paciente um cuidado humanizado, inserido em sua rotina familiar e evitar assim hospitalizações desnecessárias e riscos de infecções, Venâncio Aires possui, desde 2006, o programa de Atendimento Domiciliar. O programa, destinado a venâncio-airenses que necessitam de cuidados médicos constantes, como curativos, trocas de sondas e aplicação de medicações intravenosas, passa por reestruturação e agora se chama Minha Casa Melhor. O atendimento, antes prestado pelo Hospital São Sebastião Mártir, passou a ser de responsabilidade da Prefeitura através de uma equipe multidisciplinar ligada à Secretaria Municipal de Saúde.
Com o programa habilitado junto ao Ministério da Saúde, o Município recebe recursos para manter o atendimento de uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar (Emad) e uma equipe multiprofissional de apoio (Emap). Na prática, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, psicólogo, farmacêutico e terapeuta ocupacional estão à disposição para o atendimento de pacientes em casa, a partir do encaminhamento da rede pública de saúde, especialmente Hospital e UPA. Atualmente, 53 pacientes recebem a visita da equipe, 35 na cidade e 18 no interior. O número, no entanto, varia conforme a necessidade e a situação do doente.
Considerado importante política pública de gestão dos leitos hospitalares, o programa de atendimento domiciliar segue com apoio do Hospital São Sebastião Mártir, que através de comodato cedeu um veículo Gol para o município seguir os atendimentos. Conforme o administrador da Casa de Saúde, o serviço é importante e deve acontecer interligando toda a rede de saúde. “Nesse sentido, acreditamos que o município terá melhores condições para dispensar profissionais, complementar medicamentos e gerenciar o programa do que o Hospital”, revelou.
Publicidade
Para o secretário municipal da Saúde, Celso Artus, a ampliação e adequação do programa já traz benefícios à população atendida, já que foram incluídos profissionais como fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista no atendimento domiciliar que antes o hospital não conseguia abranger. “O serviço é extremamente importante, pois além do atendimento específico do médico e do enfermeiro ao paciente, a equipe de apoio consegue trabalhar às famílias, orientando sobre os cuidados necessários para uma recuperação completa”, destaca.
De segunda à sexta-feira, a equipe de atendimento domiciliar realiza, em média, seis visitas por dia, levando os profissionais indicados em cada caso. Além disso, há reuniões semanais da equipe para planejamento, organização das atividades e avaliação dos atendimentos. O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, conclui ressaltando a importância do atendimento domiciliar para completar uma rede pública de saúde que foi reestruturada, desde o atendimento a urgências e emergências através do SAMU, UPA e UTI; recuperação do Hospital São Sebastião Mártir; instalação de novas Unidades de Saúde, academias comunitárias e novas equipes de saúde da família.
Publicidade
This website uses cookies.