Categories: Regional

Atendimentos de saúde a detentos são concentrados na Penitenciária

Os apenados da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires receberão praticamente todos os atendimentos de saúde necessários nas próprias instalações da casa prisional. O assunto foi discutido em reunião nesta semana, entre Secretaria Municipal de Saúde, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Susepe e direções do Hospital São Sebastião Mártir e UPA. O encontro ocorreu para esclarecer a dinâmica de atendimento aos órgãos envolvidos, visando evitar os deslocamentos dos apenados. A medida visa gerar mais segurança, reduzir custos e otimizar o fluxo de pacientes na rede pública.

A penitenciária, em Vila Estância Nova, possui local próprio para que os detentos realizem tratamentos básicos de saúde. A equipe de profissionais para tal dispõe de médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, dentista, psicólogo e assistente social. O secretário municipal de Saúde, Celso Artus, pontua que diante da estrutura disponibilizada na casa prisional, os apenados devem ser deslocados para atendimentos no Hospital ou na UPA apenas em casos de maior gravidade. Para procedimentos mais complexos ou internações, a referência é o Hospital Vila Nova, em Porto Alegre.

O secretário destaca que mesmo procedimentos mais básicos, como a realização de exames de sangue, estão sendo feitos diretamente na Penitenciária. Em seguida, as amostras são encaminhadas para análise em laboratório, sem a necessidade de remoção do paciente na casa prisional.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.