Categories: Regional

Atividades enfatizam o uso consciente da água

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS), está integrada na programação que traz como foco o uso consciente da água. De 26 de setembro a 3 de outubro ocorrem a 22ª Semana Interamericana e 15ª Semana Estadual da Água, promoção da seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes-RS), com apoio e parceria de instituições públicas e privadas.

Em Santa Cruz do Sul serão realizadas atividades para marcar os eventos. Nos dias 28, 29 e 30, das 13h15min até as 16h30min, a SMMASS promove, através do Grupo de Educação Ambiental (GEA), a iniciativa Ponto de Captação do Rio Pardinho: conhecer para valorizar, na Escola de Educação Ambiental junto à Barragem de Captação da Corsan. Em caso de chuva o evento ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro.

A iniciativa terá como público participante, alunos de 3º e 4º ano de duas escolas municipais e uma estadual de Santa Cruz do Sul. Serão desenvolvidas quatro atividades que envolvem brincadeiras lúdicas, músicas, desenhos, jogos e visita à barragem, todas com diálogo sobre a importância da água, da mata ciliar e do consumo consciente.

Publicidade

A promoção é do Grupo de Educação Ambiental, formado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC); Comitê Pardo e Redenção do Pardo, 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Corsan. Como apoiadores estão a 13ª CRS (Vigiagua)/CEVS; Secretaria Municipal de Saúde/Divisão de Vigilância Sanitária e Afubra – Projeto Verde é Vida.

“Ações ambientais são importantes pois fazem com que as crianças, através das experiências e dos exemplos, possam, no processo de formação colaborar para um futuro melhor levando para a sua casa e para a sua comunidade os bons exemplos de práticas sustentáveis. As crianças aprendem muito rápido e são excelentes disseminadores” , enfatiza o Secretário de Meio Ambiente, Raul Fritsch.

“Essa é mais uma programação planejada e promovida pelo GEA, um time de profissionais ligados a entidades comprometidas com a conscientização, através das ações ambientais. É fundamental que as crianças compreendam, mesmo que em forma de brincadeiras, que sem os recursos do meio ambiente não há vida, assim todos precisamos utilizar a água e a energia, por exemplo, de forma racional”, ressalta a bióloga Daniela Silveira.

Publicidade

Todo início de primavera, a Semana da Água entusiasma e movimenta diversos segmentos da população gaúcha numa abrangente mobilização em defesa dos recursos hídricos. A finalidade é alertar e incentivar as pessoas – especialmente estudantes, empresários, formadores de opinião, prestadores de serviços e gestores públicos – sobre a importância desse bem.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.