ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Atletismo russo pede devolução de medalhas olímpicas e ameaça com punição

A Federação Russa de Atletismo confirmou nesta quinta-feira, 16, que só uma de 23 medalhas olímpicas foi devolvida pelos competidores do país, que precisam fazê-lo em razão de resultados positivos em novas análises das amostras dos Jogos de 2008 e de 2012. Diante desse cenário, as autoridades locais reiteraram o pedido para que as devoluções aconteçam, chegando a avisar que os atletas que não o fizerem serão excluídos da seleção nacional.

O único atleta que devolveu sua medalha foi Anton Kokorin, que obteve um bronze no revezamento 4×400 metros na Olimpíada de 2008, em Pequim. Kokorin não deu positivo, mas a desclassificação de seu companheiro Denis Alexeyev por consumo de esteroide proibido se estendeu a toda a equipe.

ads6 Advertising

Publicidade

A própria federação está suspensa das competições internacionais desde novembro de 2015 por causa de um esquema de doping generalizado. Assim, disse que sua insistência no pedido para entrega das medalhas é parte do processo para convencer a Associação Internacional das Federações de Atletismo de que a Rússia merece se ver livre da punição.

A federação disse que “está emitindo um lembrete de que durante o processo de reintegração existem alguns critérios que têm sido até agora ignorados por várias pessoas”. Outra prioridade é devolver as premiações que atletas flagrados em exames antidoping ganharam em eventos não olímpicos, acrescentou a federação.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta