Geral

Atualização do Google Maps mostra enchente em Porto Alegre

A última atualização das imagens de satélite do aplicativo Google Maps para celular mostram o alcance das enchentes em Porto Alegre. Com a inundação do Lago Guaíba, bairros inteiros da capital gaúcha ficaram debaixo d’água.

Durante praticamente todo o mês de maio, o Guaíba, que banha todo limite oeste da cidade, ficou com o nível acima da cota de inundação (3,6 metros). Na estação da Usina do Gasômetro, no centro, a medição atingiu a marca de 5,33 metros e só saiu do nível de alerta nesta sexta-feira, 7.

LEIA TAMBÉM: Estação Rodoviária de Porto Alegre retoma atividades nesta sexta

Publicidade

A região, que concentra grande número de repartições públicas, foi uma das mais atingidas. Nas imagens, a Câmara Municipal, o Centro Administrativo Fernando Ferrari e edifícios do Poder Judiciário aparecem cercados pela enchente.

A água também invadiu os estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio, cobrindo completamente os gramados. Parques como Jaime Lerner e Harmonia, que ficam rentes à orla, ficaram na mesma situação.

A Prefeitura de Porto Alegre estima prejuízo de R$ 6 bilhões a R$ 8 bilhões para o município, entre arrecadação e reconstrução, sem contar o impacto privado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Trecho da RSC-287, em Venâncio Aires, é liberado

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes, enxurradas e deslizamentos em 476 dos 497 municípios gaúchos. Mais de 600 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas.

Em Porto Alegre, a prefeitura estima que, ao menos, 157,7 mil foram diretamente afetados. O balanço aponta 39,4 mil edificações inundadas e impacto a 45,9 mil empresas. No ensino, 60 escolas públicas e 100 privadas foram atingidas, enquanto 31 espaços de saúde sofreram consequências diretas do desastre ambiental.

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.