Reunião ocorreu em Porto Alegre, dia 28
O prefeito de Sobradinho, Luiz Affonso Trevisan, juntamente com o secretário municipal de Saúde Nilo Wietzke, a prefeita de Ibarama Lenise Mariani, o diretor executivo da Consórcio Intermunicipal de Saúde Vanoir Köhler e do gerente do Hospital Sebastiany, Junior Y Castro, estiveram em Porto Alegre, dia 28, onde, na Secretaria Estadual de Saúde, mantiveram audiência com o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) Marcelo Thiesen.
O DAHA é responsável por tudo o que está interligado à área hospitalar e ambulatorial, tais como contratualização com os hospitais, habilitação de serviços de alta complexidade, controle, avaliação e monitoramento dos serviços e apoio técnico aos municípios e regiões. E tem como objetivo principal a organização das Redes de Atenção Secundária e Terciária no Estado. Também é da competência do departamento a regulação do sistema, por meio do Complexo Regulador Estadual.
Conforme o prefeito Maninho Trevisan, o encontro teve como objetivo debater acerca da suspensão do repasse de recursos do Governo do Estado aos hospitais privados com fins lucrativos, que é o caso dos hospitais Sebastiany e Dr. Homero. Ponderou-se que o descredenciamento desses hospitais, do Sistema Único de Saúde, afetará os municípios. Sendo que no caso do hospital Doutor Homero o contrato se estende até o mês de novembro, já com relação ao hospital Sebastiany, mesmo com o término do contrato, ainda ocorrem atendimentos pelo SUS, visto que no mês de julho foram efetuadas 44 autorizações de internações hospitalares-AIH.
Dessa forma essa audiência foi uma tentativa de reverter a resolução, buscando manter a permanência do convênio. De acordo com o secretário Nilo Wietzke, o Hospital Sebastiany comprometeu-se em encaminhar ao DAHA uma proposta de precificação, na tentativa de buscar o equilíbrio financeiro do contrato. A mesma proposta será apresentada à secretária de Saúde do Estado Sandra Fagundes.