Eleições 2022

ÁUDIO: falha de leitura biométrica resulta em demora para votar no RS

Em todo o Estado, há relatos de demora para votação e longas filas em alguns pontos. Em Porto Alegre, por exemplo, algumas seções têm espera de até três horas até que o eleitor consiga registrar o voto. tempo é consideravelmente menor em Santa Cruz do Sul, mas também há registros de filas.

LEIA MAIS: FOTOS: filas são registradas em boa parte dos locais de votação em Santa Cruz

Conforme o assessor de orientação tecnológica da Secretaria de Tecnologia e Informação do TRE-RS, Luis Fernando Schauren, falha na biometria é o principal motivo para demora na votação. “Existe um atraso na votação em si, mas existem muitos relatos de dificuldade dos eleitores para identificação biométrica”, explicou.

Publicidade

A qualidade da digital dos eleitores pode influenciar no procedimento. Isso porque pessoas mais velhas, trabalhadores rurais, pessoas que trabalham com produtos químicos ou de limpeza, por exemplo, tendem a ter as linhas das digitais deterioradas com o tempo, o que resulta na falha de leitura. Também há um problema de posicionamento no leitor digital: é preciso colocar toda a digital e não apenas a ponta do dedo.

LEIA TAMBÉM: Em tempo real: acompanhe a cobertura das Eleições 2022

O que acontece?

Os mesários precisam fazer quatro tentativas de leitura da digital para que o sistema libere a alternativa. Caso o posicionamento do dedo não seja o problema e o eleitor não possa ser identificado pela digital, a votação será liberada mediante assinatura do caderno de votação. O eleitor não é, de forma alguma, proibido de votar caso não seja identificado pela digital.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Votos brancos e nulos são descartados durante apuração

Ouça a entrevista na íntegra:

https://api.soundcloud.com/tracks/1355417266

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.