Cultura e Lazer

Aulão de História recorda fatos marcantes de 1985

O ano de 1985 foi marcado por fatos importantes em todo o mundo. O Brasil celebrava, na primeira edição do Rock in Rio (ao som de Queen, Rod Stewart, Iron Maiden e Ozzy Osbourne), a eleição indireta de Tancredo de Almeida Neves a presidente da República, assinalando o fim dos 21 anos de ditadura militar. 

A política global foi marcada por mudanças que impactaram os anos subsequentes, sobretudo em relação à Guerra Fria. Já na cultura popular, o público foi brindado com clássicos do cinema, incluindo Clube dos Cinco, Os Goonies e De Volta Para o Futuro, e grandes sucessos da música, como We Are The World, que reuniu os maiores artistas do período.

LEIA TAMBÉM: Desfile de 20 de setembro será na Marechal Floriano

Publicidade

Diante de sua significância, a data foi reverenciada no 16º Aulão de História do Colégio Mauá. Intitulada De Volta a 1985, a apresentação, protagonizada pelos alunos do Ensino Médio, transportou o público 40 anos no passado.

Por duas horas, o espetáculo abordou os tópicos mais relevantes daquele ano. Em um clima nostálgico, começou com uma versão rock da música Careless Whisper, de George Michael, reinterpretada por músicos convidados. 

Em seguida, a exibição de comerciais da Apple e do Windows deu início ao primeiro ato, voltado às tecnologias que geraram mudanças significativas no período. Uma delas foi o lançamento do Windows 1.0, desenvolvido pela Microsoft e que, desde lá, é considerado um dos sistemas operacionais mais famosos. Também foi o ano de estreia do jogo Super Mario Bros. que garantiu a presença do encanador italiano em cerca de 200 jogos. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Documentos históricos de acervo em Rio Pardo vão ganhar versão digitalizada

A cultura popular da época foi homenageada com uma série de clipes exibidos no telão. Cenas de filmes marcaram presença, assim como a abertura de desenhos como Thundercats e Caverna do Dragão. As vinhetas da Sessão da Tarde e das novelas da Globo também apareceram. E os comerciais da Pepsi e até do Gelol aqueceram o coração daqueles que viveram na década e despertaram a curiosidade das gerações que nasceram no novo milênio.

O ano em que o rock tentou melhorar o mundo

O concerto Live Aid, realizado no dia 13 de julho de 1985, foi um dos temas que ganharam evidência durante o 16º Aulão. Além de ser responsável por criar o Dia Mundial do Rock, o evento beneficente – que reuniu Queen, Paul McCartney, David Bowie, Elton John, Madonna e outros – arrecadou fundos para combater a fome na Etiópia. Também ficou marcado por ser transmitido simultaneamente em todo mundo pela televisão.

Publicidade

Na avaliação do organizador do Aulão e professor de História do Mauá, Waldy Lau Filho, o ato traz uma importante lição aos alunos. “Juntamente com a música We Are The World, demonstra como a arte, de forma geral, assumiu o papel de mudar o mundo. Foi um momento no qual os artistas saíram das suas bolhas e se envolveram em uma causa maior”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Trajes das candidatas à corte da Oktoberfest homenageiam os 40 anos da festa

Fatos históricos também ganharam destaque. Entre eles os envolvendo a Guerra Fria, que terminaria em 1991 com a dissolução da União Soviética. O Aulão ainda lembrou dos 40 anos da redemocratização do Brasil. 

Publicidade

Entre um momento e outro, não faltaram apresentações de bandas formadas por músicos locais, que levaram ao palco versões de bandas como A-Ha, Barão Vermelho, The Cult, Iron Maiden e AC/DC. O encerramento ficou com a Tumulto Alemão, banda criada em 1995 no Mauá e que foi a homenageada da edição.

A apresentação da banda Barão Vermelho no primeiro Rock in Rio, em 1985, foi relembrada pelos artistas locais no palco do teatro | Foto: Julian Kober

Protagonismo

Em 2025, o Aulão de História envolveu 85 pessoas, incluindo estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, ex-alunos e professores. Foram cerca de três meses de trabalho até culminar na apresentação de ontem.

O organizador do evento, Waldy Lau Filho, destacou o protagonismo das turmas, que assumem a responsabilidade de escolher os temas, fazer as pesquisas e escrever os roteiros. E têm a oportunidade de vivenciar, ainda que temporariamente, um pouco da cultura da época.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O que assistir no streaming nesta semana: veja lista de lançamentos

“Eles sabem sobre o Clube dos Cinco e De Volta Para o Futuro. Então há esse aspecto também, que proporciona uma autenticidade ao Aulão. Eles que tomam a partida e eu assumo o papel de regente”, afirmou o professor de História.

A estudante Catarina Frick Silveira, de 17 anos, foi uma das participantes do evento. Ela atuou na peça que conta a história do Live Aid e também sobre a Sessão da Tarde, responsável por apresentar os filmes da década de 1980 para as novas gerações. Para a aluna do terceiro ano, o aulão foi um momento de aprendizado e conhecimento sobre a cultura da época. “É um pedaço de informação que eu não tinha, então foi bem interessante”, destacou.

Para o momento sobre a Sessão da Tarde, a estudante Gabriela Tainá Hermes Moenke utilizou as vestimentas que a personagem da atriz Molly Ringwald usa em Clube dos Cinco. Para a jovem de 17 anos, foi uma oportunidade de conhecer uma série de filmes, incluindo Rambo, Rocky, Mad Max e outras obras oitentistas que marcaram época. “Tivemos que pesquisar muito sobre cada obra e sobre os personagens – como eles agem, características. Foi um trabalho bem grande”, afirmou.

Catarina diz que o Aulão foi um momento de aprendizado
Gabriela: oportunidade de conhecer filmes

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.