Categories: Educação

Aulas do Pronatec no Estado poderão ser suspensas

Os estudantes que dependem das aulas oferecidas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Estado poderão ser prejudicados nos próximos meses. Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta sexta-feira, 27, o presidente do Sindicato do Ensino Privado do RS, Bruno Eizerick, afirmou que há a possibilidade concreta de que haja uma paralisação das atividades do programa no Rio Grande do Sul.

O motivo, conforme Eizerick, seria a falta de repasses por parte do governo federal. “Não foram recebidos os recursos para pagar os serviços prestados. O último pagamento realizado foi no mês de junho”, relatou o presidente. Além disso, Bruno ressalta que houve uma redução de cerca de 90% das vagas destinadas ao Rio Grande do Sul em relação a 2014. 

Outro problema referente ao Pronatec diz respeito ao início das aulas. As turmas que deveriam ter iniciado os cursos em março só foram atendidas a partir de agosto. “Estamos tendo sérios problemas com o programa. As escolas estão começando a não ter recursos para aluguel, para pagar os professores e para prestar o serviço. Algumas chegaram a fazer empréstimos”, disse Eizerick. 

Publicidade

Entenda

As instituições que participam do Pronatec participam de um pregão eletrônico promovido pelo governo federal, no qual cada uma se oferece para dar os cursos e coloca preços para cobrar por aluno. “O governo, então, faz um leilão virtual e as que pedem o melhor valor, dentro de um serviço de qualidade, são contratadas. As instituições participam de um edital”, explicou Bruno. 

O presidente do Sindicato reforçou que, para o próximo ano, é provável que exista a abertura de um novo edital. Porém, diante do cenário atual, ele acredita que não hajam instituições de ensino interessadas em participar. “Estamos assistindo ao fim do Pronatec. É um programa muito interessante, mas não funciona mais”, finalizou. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.