Graciela identificou aumento nos casos. Foto: Divulgação/GS
O golpe é antigo, mas segue ocorrendo com frequência através das redes sociais. Nessa sexta-feira, 3, a Delegacia de Polícia de Sobradinho emitiu alerta sobre uma fraude em que os criminosos enviam um arquivo em formato compactado. Ao ser aberto no celular ou computador, ele gera um acesso remoto a informações pessoais e bancárias. Além de se apropriar dos dados, os golpistas aproveitam para rastrear os contatos dos telefones e enviar mensagens para pessoas conhecidas das vítimas e ampliar o alcance do crime.
A delegada Graciela Foresti Chagas, titular da delegacia de Sobradinho, confirmou que a quantidade de casos aumentou. “Semanalmente, temos registrado ocorrências em que pessoas figuram como vítimas de golpes das mais variadas espécies. É importante ficar atento para não clicar em links recebidos via WhatsApp ou de interlocutores desconhecidos.”
LEIA TAMBÉM: Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes pela internet
Publicidade
Graciela destaca que outro golpe recente é uma mensagem que a pessoa recebe com a imagem do próprio aplicativo de mensagens. “Nesse caso, é importante atentar para o fato de que o comunicador oficial do Whats não tem nenhum número de celular associado à mensagem. Se tiver, é golpe. Links também são enviados dessa forma com a notícia de que a conta foi hackeada. Mas é quando a vítima acessa que o criminoso consegue capturar seus dados”, frisa.
Ela orienta as pessoas a não clicarem ou baixarem arquivos enviados por remetentes desconhecidos. “Quando a mensagem é de algum contato, é necessário confirmar a identidade do interlocutor antes, verificando se o número é o certo ou falar com a pessoa, antes de fazer transferências ou clicar em qualquer tipo de link ou mensagem.”
LEIA TAMBÉM: Saiba como se prevenir de golpes na internet; veja dicas de especialista
Publicidade
Nessa sexta-feira, 3, mais dois moradores da região tiveram seus telefones clonados com pedidos de dinheiro feitos por golpistas para os demais contatos. O caso ocorreu em Candelária. Os verdadeiros proprietários foram comunicados da fraude, e os números foram bloqueados.
Cuidados para não cair em golpes virtuais:
– Evite compartilhar dados pessoais
– Opte por senhas fortes
– Ative a verificação em dois fatores
– Desconfie de promoções e de contatos inesperados em redes sociais ou WhatsApp
– Em caso de suspeita, bloqueie o contato
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.