Saúde e Bem-estar

Aumento de casos de dengue pode ter relação com El Niño; entenda

Fenômenos climáticos como o El Niño e as chuvas intensas que afetaram o Rio Grande do Sul nos últimos meses podem ter contribuído para o aumento do número de casos de dengue no Estado. Em resposta à alta de infecções nas últimas semanas, o governo estadual está intensificando as ações de enfrentamento à doença.  

“A ocorrência de casos pode ter aumentado devido a fenômenos climáticos que tivemos – como o El Niño –, muitas chuvas e grande acúmulo de resíduos. Isso propicia ainda mais a proliferação do vetor, favorecendo altos índices de infestação e, automaticamente, de transmissão da doença”, explica o diretor-adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marcelo Vallandro.

LEIA TAMBÉM: Chega a três o número de mortes por dengue no Estado em 2024

Publicidade

Segundo Vallandro, todo o Estado requer atenção neste momento. “A maior incidência tem acontecido na Região Norte e Missioneira, mas a Metropolitana também já tem altos índices. De forma geral, todas as regiões têm apresentado casos. Por isso, é importante ter atenção, neste momento, a cada uma delas”, destaca.

Dos 497 municípios do Estado, 466 (93,8%) enfrentam infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Até o momento, houve 6.809 notificações de casos suspeitos da doença. Desse total, 3.193 foram confirmados e 2.113 seguem em investigação, tendo sido descartados 1.503. Foram registradas, também, três mortes por dengue no Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), nas primeiras cinco semanas de 2024, o Estado teve 17 vezes mais casos notificados e confirmados do que no mesmo período de 2023.

LEIA TAMBÉM: Levantamento aponta alto índice de contaminação por dengue em Santa Cruz

Publicidade

Outros estados também estão sofrendo com a doença. Em 2024, o Brasil já registrou mais de 408 mil casos e 62 mortes, segundo o Ministério da Saúde. Até o momento, as unidades da federação com maior número de casos são Minas Gerais (143.876), São Paulo (63.033), Distrito Federal (49.915), Paraná (44.614) e Rio de Janeiro (29.448).

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.