Política

Aumento do ICMS deve ser protocolado nesta quinta-feira

Deve ser protocolado nesta quinta-feira, 16, em regime de urgência, o projeto que eleva a alíquota básica do Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Serviços (ICMS) no Rio Grande do Sul. A proposta foi discutida em uma reunião realizada às pressas entre o governador Eduardo Leite e deputados da base aliada na terça-feira, 14, à noite, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, logo após a aprovação do projeto que reajustou o piso regional.

Embora tenha pedido que a sugestão fosse mantida em sigilo, Leite orientou os participantes para que consultassem seus partidos acerca da proposta. A ideia é elevar a alíquota de 17% para 19,5%. Além disso, pelo que se sabe, o plano do governo é colocar o texto em votação até o recesso da Assembleia a fim de evitar a realização de convocação extraordinária entre o Natal e o Ano-Novo.

LEIA TAMBÉM: Cesta básica, combustível, veículos: entenda o que muda com a reforma tributária

Publicidade

A pressa em tratar de um tema tão sensível tem uma explicação: a reforma tributária. Isso porque, com o avanço da proposta nacional, que passou recentemente pelo Senado e foi para a Câmara dos Deputados, os estados de um modo geral se mobilizam para evitar possíveis cenários que atinjam sua capacidade orçamentária.

O líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, disse que, na prática, se um estado tiver uma média tributária mais baixa, sua participação na distribuição de recursos a partir do quinto ano após a reforma entrar em vigor será menor. “A participação do RS, que já foi de 7,6%, e hoje está em 7%, poderia cair para 6%, ou menos. Isso significa bilhões a menos. A discussão que estamos fazendo é qual o tipo de ajuste necessário para que não sejamos prejudicados lá na frente. Por isto precisamos apresentar um projeto agora. A ideia é não termos mais do que aquilo que tradicionalmente sempre tivemos de carga no Estado”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.