Regional

Ausência de guarda-vidas preocupa no Porto Ferreira

Um dos pontos mais tradicionais para veraneio no Vale do Rio Pardo, o Balneário Porto Ferreira, em Rio Pardo, pode ficar sem guarda-vidas neste verão. A informação é do Grupo de Revitalização, que tem exigido mais segurança para que os visitantes e moradores aproveitem as águas do Rio Jacuí. De acordo com Clóvis Baierle, um dos integrantes, na temporada anterior o dilema foi o mesmo e a presença de um agente ocorreu somente após “muita pressão”.

Nas últimas semanas, os líderes estiveram em contato com autoridades responsáveis, mas até o momento a informação repassada é de que não haveria efetivo suficiente para o atendimento. “Trata-se de vidas. Estão lidando com pessoas. O rio é muito perigoso e traiçoeiro. Sem guarda-vidas, há muita chance de ocorrer uma tragédia”, diz. “Parece que tem que acontecer para depois se darem conta do dano causado.”

LEIA TAMBÉM: Rio Pardo 216 anos: legado histórico e riqueza cultural

Publicidade

Ainda segundo Baierle, o grupo chegou a construir uma guarita, em parceria com a Prefeitura. “Mas de nada adianta ter a estrutura se não há alguém para ocupá-la.” Muito frequentado, principalmente aos fins de semana, o Porto Ferreira tem recebido melhorias encabeçadas pelo grupo, integrado ainda por Sílvia Mitereschi de Castro, Vergilio Dirceu de Castro e Thiago Preuss.

“Formamos um grupo que batalha por um balneário melhor. Fizemos uma vaquinha solidária, onde contamos com a colaboração espontânea dos proprietários de imóveis. Cuidamos do lixo, da iluminação, das estradas, da segurança e da nossa prainha”, afirma Baierle. Ele salienta ainda que o foco agora é tranquilidade aos banhistas. “Não aceitaremos um descaso dessa natureza e vamos responsabilizar a quem cabe a devida competência.”

Planejamento operacional

Conforme informado por meio de nota, devido à extensão territorial, o 6º Batalhão de Bombeiro Militar possui 23 guaritas previstas em sua área de responsabilidade. Na Operação Verão 2025/2026, o planejamento operacional prevê a abertura de dez. Destas, cinco já estão em funcionamento desde o dia 11, sendo uma na Praia dos Ingazeiros, em Rio Pardo, e outra no Balneário Monte Alegre, em Vale Verde. As demais serão abertas a partir deste sábado em Tapes, Arambaré, Barra do Ribeiro, São Jerônimo e Cristal.

Publicidade

Segundo a major Lucilda Alves Ferreira, responsável pelo comando do 6º BBM, “a diferença em relação à temporada passada é que, devido à redução de guarda-vidas, poucos inscritos para o processo seletivo e número insuficiente de aprovados, o município de Rio Pardo receberá dois guarda-vidas civis temporários, para abertura da guarita instalada na Praia dos Ingazeiros”. Em relação às outras 13, não há informações sobre possível abertura, embora o planejamento possa ser alterado ao longo da operação.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.