Categories: Esportes

Avenida é derrotado em casa pelo Guarani-VA

O Avenida enfrentou o Guarani-VA neste domingo, 24, pela 12ª rodada da primeira fase da Série A2 do Campeonato Gaúcho, e perdeu por 2 a 1. Rafinha marcou no primeiro tempo para os visitantes, Paulinho Simionato anotou para o Periquito na etapa final, mas nos minutos finais, Rodrigo Couto garantiu o triunfo do Índio. Na classificação, o Avenida ocupa a 5ª posição no Grupo A com 16 pontos e o Guarani-VA assumiu a liderança, com 24 pontos. Na penúltima rodada da primeira fase, o Avenida enfrenta o Riograndense na quarta-feira, 27, às 15h30, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Maria. O Guarani-VA recebe o Pelotas no Edmundo Feix, também na quarta-feira, às 20h30.

No Avenida, que buscava reabilitação após ter sido derrotado pelo rival Santa Cruz, o técnico Fabiano Daitx não poderia contar com o meia Alexandre, que sentiu desconforto muscular. O atacante Cidinho foi escalado. O volante Márcio Tinga ficaria no banco como opção. Com isso, o meia Kleyton estaria na formação inicial. Com uma sequência de oito jogos sem derrota, o Guarani-VA teria apenas Alexandre Lando como desfalque.

O Avenida criou uma boa oportunidade aos cinco minutos, Kleyton roubou a bola na esquerda e deixou para Cidinho, que soltou a bomba. Eduardo espalmou para evitar o gol. O Guarani-VA passou a dominar as ações e chegou ao gol aos nove minutos. Michel Gaúcho fez fila na direita, cruzou na área e Rafinha tocou antes do goleiro Vanderlei para abrir o placar. O Avenida ameaçou aos 13. Jocenir cruzou da direita e Luiz Henrique afastou antes de Lima cabecear. Já aos 20 minutos, Willian cometeu falta no meio-campo e foi expulso. Aos 23, Rodrigo Couto cobrou falta com efeito e Vanderlei precisou espalmar para livrar o perigo. Aos 29, Léo Kanu cabeceou após uma cobrança de lateral na área e Luiz Henrique conseguiu interceptar. Aos 31, Kleyton conduziu e soltou a bomba. Eduardo espalmou para a linha de fundo. Outra chance surgiu aos 40 para o Avenida. A bola foi alçada na área por Maurício e Kleyton desviou de cabeça, mas a bola saiu à esquerda. Mesmo com um atleta a mais em campo, o Avenida não conseguiu tirar proveito da situação.

Publicidade

Na volta do intervalo, o Avenida voltou com o atacante Paulinho Simionato na vaga do volante Wellington. A equipe passaria a ter três jogadores no ataque. Nos primeiros minutos, o Avenida investiu nas jogadas ofensivas, mas não obteve sucesso diante do sistema defensivo dos visitantes. A chuva, que havia dado uma trégua, apareceu novamente a partir dos 11 minutos. O Guarani-VA decidiu fazer a primeira alteração. Mateusinho entrou na vaga de Rafinha. Uma boa oportunidade surgiu aos 14 minutos. Rafael Tavares pegou a sobra após um escanteio e bateu forte. A bola passou rente à trave direita. No minuto seguinte, Geison alçou na área e Lima cabeceou no canto esquerdo. A bola saiu próximo à trave esquerda. Para ampliar o poderio aéreo, o Avenida ganhou Éber no ataque, que entrou na vaga de Lima. No Guarani, Fernando Urnau reforçou a marcação ao entrar no lugar de Padilha aos 19. Aos 25, Rafael Tavares ficou com a bola na entrada da área e mirou o canto direito. A bola não entrou por detalhe. 

 

Publicidade

Mesmo com um a mais, Avenida não aproveitou os espaços para vencer
Foto: Lula Helfer

Aos 29, Paulinho Simionato recebeu de Rafael Tavares e arrematou de canhota. Eduardo caiu para fazer a defesa. Aos 30, o Guarani passou a atuar com três zagueiros. Nicolas ingressou na vaga de Michel Gaúcho. No Avenida, Márcio Tinga entrou no lugar de Kleyton. Já aos 31, Éber ficou com a bola após uma disputa na área e finalizou em cima do goleiro Eduardo. Natan apareceu para afastar na sequência. Aos 33, Maurício alçou na área e Geison finalizou sobre Luiz Henrique. Após tanta insistência, o gol saiu. Aos 34, Paulinho Simionato completou para o gol após cruzamento da esquerda de Maurício. Aos 37, Rafael Tavares dominou e finalizou da meia esquerda. A bola saiu à direita. Aos 43, o Guarani marcou o segundo gol. Rodrigo Couto foi lançado, dominou e conseguiu superar a marcação de Geison para bater na saída do goleiro Vanderlei. O Avenida não conseguiu reagir, já com o gramado completamente encharcado pela chuva forte, e foi derrotado em casa. Márcio Nunes foi expulso no minuto final após um carrinho violento sobre o goleiro Eduardo.

Treinador faz alerta para os jogos finais

Publicidade

O técnico Fabiano Daitx demonstrou descontentamento com a equipe, que conseguiu empatar, mas permitiu que o adversário marcasse o gol da vitória nos minutos finais. Ele analisou que uma falha defensiva, ao oportunizar o contra-ataque, foi determinante para o ponto escapar em casa. “[Eles] tiveram méritos, postura equilibrada em campo, precisamos parabenizar o Guarani, foram bem nos contra-ataques. Temos que trabalhar, é difícil dar mecânica ao time jogando quarta e domingo. Quando um time se colocar atrás e a gente tiver que buscar o resultado, precisa ter calma e não se desesperar. Precisamos melhorar muita coisa. Falo em classificação somente quando vier matematicamente. O jogo era tenso e contra o Riograndense também vai ser. Precisamos de muita mobilização para vencer e não deixar para a última rodada”, resumiu.

 

FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO SÉRIE A2 – 12ª RODADA
AVENIDA 1 x 2 GUARANI-VA

Publicidade

Data: 24/04/2016
Local: Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul
Horário: 18h30
Árbitro: Marcus Vinícius Gonçalves
Assistentes: Daniel Gomes Fraga e Fabiano Escobar
Cartões amarelos: Rafael Tavares e Éber (Avenida); Willian, Rafinha, Natan, Michel Gaúcho e Mateusinho (Guarani-VA)
Cartões vermelhos: Márcio Nunes (Avenida) e Willian (Guarani-VA)
Gols: Rafinha (Guarani-VA) – 9min/1º, Paulinho Simionato (Avenida) – 34min/2º e Rodrigo Couto (Guarani-VA) – 43min/2º

AVENIDA: Vanderlei; Jocenir, Léo Kanu, Márcio Nunes e Maurício; Wellington (Paulinho Simionato), Geison, Kleyton (Márcio Tinga) e Rafael Tavares; Lima (Éber) e Cidinho
Técnico: Fabiano Daitx

GUARANI-VA: Eduardo; Michel Gaúcho (Nicolas), Natan, Luiz Henrique e Alê; Wellington Monteiro, Willian, Rodrigo Couto, Henrique e Padilha (Fernando Urnau); Rafinha (Mateusinho)
Técnico: Tonho Gil

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.