Esportes

Avenida é superado pelo Grêmio em apagão no início do segundo tempo

O Avenida foi superado pelo Grêmio neste sábado, 10, por 4 a 0, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. Foi a estreia das equipes no Campeonato Gaúcho. O Avenida inicia a campanha no grupo A sem pontuar, enquanto o Grêmio abre a participação no grupo B com três pontos. O Avenida volta a jogar na quarta-feira, 14, às 21h30, contra o Caxias, no Estádio Centenário. No mesmo dia e horário, o Grêmio enfrenta o São José na Arena, sem presença de público por conta de uma punição imposta pelo TJD/RS.

LEIA MAIS: Grêmio anuncia contratação do atacante José Enamorado

Na escalação do Avenida, a única novidade em relação aos amistosos da pré-temporada foi a presença do zagueiro Rodrigo Milanez. O técnico Gabriel Dutra optou por manter o esquema 4-3-3, utilizado na fase de preparação. No Grêmio, o técnico português Luís Castro estreou no cargo. Ele surpreendeu na escalação com a presença do jovem Tiaguinho, de 17 anos, no meio-campo, e do atacante Roger Fernandes, também de 17 anos. O lateral-esquerdo Caio Paulista era outro estreante, contratado junto ao Palmeiras.

Publicidade

O público nos Eucaliptos foi de aproximadamente 3 mil espectadores. O Avenida organizou a Nida Fest para o aquecimento dos torcedores antes da bola rolar. O clima contribuiu e a chuva que era esperada para a noite não caiu. O Avenida começou com força em casa. No segundo minuto, Xandy cruzou e Emerson Tucão ajeitou para Dionatan Machado finalizar. A bola subiu e passou longe da meta de Gabriel Grando. Com linhas altas, o Nida pressionava a saída de bola do Tricolor.

LEIA MAIS: Desafio da Gaspar mobiliza atletas para início do ano

Aos poucos, o Grêmio passou a controlar a posse de bola, mas sem conseguir penetrar a defesa avenidense. A primeira conclusão saiu aos 14 minutos. Arthur recebeu de Amuzu na entrada da área, mas finalizou sem direção, por cima da meta de Rodrigo Mamá. O Avenida teve uma grande chance na marca dos 29 minutos. Vini Silva cobrou falta da esquerda, Tiaguinho e Gustavo Martins deixaram a bola passar e Emerson Tucão se antecipou à Gabriel Grando para dar um toque com o pé direito. A bola passou rente à trave esquerda. O Grêmio voltou a ter oportunidade aos 34 minutos. Tiaguinho lançou para o lado esquerdo e Amuzu dominou para finalizar com força, de pé direito. A bola passou rente à trave direita.

Publicidade

O Avenida voltou a ter chance aos 38 minutos. Dionatan Machado cruzou e Emerson Tucão cabeceou. Gabriel Grando deu rebote. Na sequência, Xandy arrematou e a bola desviou na marcação. Na cobrança de escanteio pela esquerda, Dionatan Machado levantou e Emerson Tucão cabeceou à direita. Aos 41, Carlos Vinicius recebeu de Cristaldo na entrada da área e finalizou rasteiro de canhota, mas a bola saiu à direita. Aos 44, Tiaguinho arriscou de longe e mandou à direita. O Grêmio esteve próximo do gol aos 47 minutos. Amuzu cruzou da linha de fundo pela esquerda, Carlos Vinicius dominou e bateu forte. Rodrigo Mamá estava atento e fez uma grande defesa no canto direito.

LEIA MAIS: Cristian, ex-jogador do Grêmio, é acusado por ameaça pela ex-mulher

Avenida sofreu um duro golpe no segundo tempo diante do Grêmio
Foto: Rodrigo Assmann

O Grêmio abriu o placar logo no primeiro minuto do segundo tempo. Após boa troca de passes, Tiaguinho cruzou rasteiro da direita e Amuzu bateu de primeira na grande área. Acertou o ângulo esquerdo de forma indefensável. Aos três minutos, o Avenida não aproveitou uma grande chance. Gabriel Grando tocou curto para Gustavo Martins e Emerson Tucão não conseguiu concluir, mas rolou para Dionatan Machado, que acabou desarmado. Aos quatro minutos, o Grêmio ampliou. Arthur alçou a bola da direita, Roger Fernandes se esticou na pequena área e ajeitou para Wagner Leonardo empurrar para a rede.

Publicidade

O Grêmio aproveitou o momento de descontrole do Avenida e aumentou a vantagem aos nove minutos. Após uma disputa de bola na entrada da área, Cristaldo ficou com a posse de rolou de canhota para Roger Fernandes bater de primeira com a canhota, no canto direito. O Avenida processou três mudanças aos 11 minutos. Zé Pedro, Emerson Júnior e Ranisson entrara nas vagas de Cristian Lessa, Anderson Recife e Dionatan Machado saíram. Com isso, o esquema passou a ser de três zagueiros. No Grêmio, as trocas foram Dodi, Pavon, Willian e Aravena nas vagas de Tiaguinho, Roger Fernandes, Cristaldo e Amuzu.

LEIA MAIS: Grêmio oficializa Bruno Cortez como técnico do sub-14

Já aos 18 minutos, Pavou cruzou rasteiro da direita e Aravena apareceu sozinho para finalizar na pequena área, mas o chileno pegou mal e não conseguiu direcionar para o gol. O Grêmio transformou o placar elástico em goleada aos 27 minutos. Willian levantou da direita em escanteio e Arthur ficou com a sobra. Após dominar na entrada da área, bateu colocado no canto esquerdo. Aos 29, Luisinho entrou na vaga de Emerson Tucão no Avenida. No Grêmio, Riquelme foi para o jogo na vaga de Carlos Vinicius. Com a vitória consolidada, o Tricolor passou a trocar passes e administrar o resultado. Aos 43, Wesley Pionteck entrou no Avenida, na vaga de Xandy. No fim, frustração alviverde pelo segundo tempo para esquecer.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO 2026 – 1ª RODADA
AVENIDA 0 x 4 GRÊMIO

Local: Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul
Data: 10/01/2026, sábado
Horário: 21 horas
Arbitragem: Eduardo Fernandes Bastos, auxiliado por Otavio Legramanti e Paulo Ivan de Ávila da Silva
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima
Cartões amarelos: Zé Pedro (Avenida); Pavon (Grêmio)
Gols:
Amuzu (Grêmio) – 1min/2º, Wagner Leonardo (Grêmio) – 4min/2º, Roger Fernandes (Grêmio) – 9min/2º e Arthur (Grêmio) – 27min/2º

Publicidade

AVENIDA: Rodrigo Mamá; Cristian Lessa (Zé Pedro), Rodrigo Milanez, Jô e Vini Silva; Anderson Uchôa, Anderson Recife (Emerson Júnior) e Dionatan Machado (Ranisson); Wellisson, Xandy (Wesley Pionteck) e Emerson Tucão (Luisinho)
Técnico: Gabriel Dutra

GRÊMIO: Gabriel Grando; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Caio Paulista; Arthur, Tiaguinho (Dodi) e Cristaldo (Willian); Roger Fernandes (Pavon), Amuzu (Aravena) e Carlos Vinícius (Riquelme)
Técnico: Luís Castro

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.