Em todo o começo de pré-temporada, a rotina dos jogadores fica um pouco longe da bola. Após o período de férias, o momento é de perder calorias. No Avenida, as atividades físicas serão a tônica até o final deste mês. Depois da apresentação na última quarta-feira, o elenco começou a trabalhar na tarde de quinta-feira no Estádio dos Eucaliptos sob o comando do preparador físico César Veiga, o Polaco. Além de muita transpiração, os atletas são submetidos a exames médicos.
Segundo Polaco, as avaliações incluem, entre outros aspectos, o cardiograma e o percentual de gordura. Para realizá-los, os jogadores se dividem em grupos. O preparador explica ainda que o método hoje é integrado, ou seja, une a parte física ao trabalho com bola. “O treino tem que ser o mais próximo da realidade”, frisa. Conforme o profissional, vários jogadores disputam de duas a três competições, o que acaba sendo uma vantagem para o início de pré-temporada. “Como são campeonatos curtos, muitos estão sempre em rotatividade. É quase inexistente aqueles jogadores que ficam seis, sete meses parados”, observa Polaco, acrescentando que há casos diversos. “Uns ficam 20 dias, outros 30. Só que a parte física é latente. Logo que começa, o organismo já se adapta rapidamente.”
O meia Miro Bahia, que não esteve na apresentação porque perdeu o voo em São Paulo, se integrou ao grupo na quinta. Já o goleiro Alexandre Villa foi liberado e chega na terça-feira que vem, porque estava jogando pelo time do Funorte e disputou a segunda divisão do Campeonato Mineiro até o domingo passado. A estreia do Periquito no Gauchão será no dia 1º de fevereiro, às 18 horas, contra o São José no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre.
Publicidade
A tabela do Gauchão reserva sete partidas em casa e oito fora para o Avenida. Um dos duelos em Santa Cruz do Sul será contra o Grêmio, em 8 de fevereiro. “Como é um jogo à parte, serão seis (em casa). Temos que fazer o dever de casa e buscar pontos fora”, aponta o técnico Tonho Gil, que projeta pelo menos 15 pontos para um time não ser rebaixado. O principal objetivo é ficar entre os oito melhores da competição. Ele já adiantou que os treinamentos técnicos começam em janeiro e quer fazer três amistosos. Com 26 atletas no elenco, a direção do Periquito ainda segue no mercado. O diretor de Futebol, Guilherme Eich, revela que o clube busca mais um atacante para fechar o grupo.
This website uses cookies.