Geral

Banco Central reduz taxa básica de juros para 13,25%

O Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros pela primeira vez em três anos. Por 5 votos a 4, o Comitê de Política Monetária (Copom) aprovou nessa quarta-feira, 2, o corte de 0,5 ponto percentual, levando a Selic para 13,25% ao ano. A decisão surpreendeu o mercado financeiro, que esperava um corte de 0,25 ponto.

Em comunicado, o Copom informou que a melhora do quadro inflacionário trouxe a confiança necessária para iniciar um “ciclo gradual de redução nos juros”. O órgão ressaltou ainda que os membros do colegiado preveem, por unanimidade, cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões.

LEIA TAMBÉM: Subsídio para financiamentos de empresas no Gauten Parque está em discussão na Câmara

Publicidade

A última vez em que o BC tinha reduzido a Selic foi em agosto de 2020, na fase mais crítica da pandemia de Covid-19, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano. Depois disso foram 12 altas consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em junho, o indicador ficou negativo em 0,08% e acumula 3,16% em 12 meses . Nos últimos dois meses, a inflação vem caindo por causa dos alimentos e dos combustíveis.

LEIA TAMBÉM: Produtores rurais recebem orientações sobre crédito, investimentos e tecnologia

Publicidade

A redução da taxa Selic ajuda a estimular a economia, pois juros mais baixos barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas menores dificultam o controle da inflação. No último Relatório de Inflação, o Banco Central projetava crescimento de 2% para a economia neste ano.
Logo após o anúncio de quarta, entidades ligadas ao meio empresarial se manifestaram favoráveis a essa medida. Em consequência, o Banco do Brasil confirmou que vai reduzir suas taxas de juros.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.