Rio Pardo

Banheiros químicos em frente a prédio histórico viram obstáculo em Rio Pardo

O Solar Almirante Alexandrino, prédio mais antigo de Rio Pardo e marco da arquitetura luso-açoriana de 1790, divide espaço com uma fila de banheiros químicos durante o Carnaval. A estrutura, instalada no passeio público para atender os foliões, compromete a fachada do sobrado colonial e dificulta registros fotográficos de turistas que visitam a “Cidade Histórica”.

Tombado pelo Estado e elevado a Ponto de Cultura em 2023, o imóvel é gerido pela Associação dos Amigos do Solar do Almirante (Aasa), que realiza intervenções de manutenção no local desde 2022.

LEIA TAMBÉM: Região com o samba no pé: confira a programação do Carnaval no Vale do Rio Pardo

Publicidade

A instalação dos equipamentos em frente ao monumento, considerado um dos principais remanescentes do século 18 no Rio Grande do Sul, gerou críticas pela falta de sensibilidade com o patrimônio histórico. Enquanto a Aasa busca editais para a sustentabilidade da edificação, o cenário atual destoa do potencial turístico da região.

Questionada sobre os critérios para a escolha do local e o impacto visual no bem tombado, a Prefeitura de Rio Pardo não se manifestou até o fechamento da edição da Gazeta do Sul deste sábado e domingo, 14 e 15.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.